Técnico mais jovem na Copa do Brasil e antigo chefe de Edenílson; conheça o interino do Inter
À procura do novo treinador, o Inter terá um interino para tentar quebrar a sequência de quatro partidas sem vitórias diante do Santos neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, pela 25ª rodada do Brasileirão. Técnico do time B, Ricardo Colbachini assumirá a equipe para viver, aos 34 anos, a missão mais importante de uma carreira precoce desde o primeiro capítulo.
Inter x Santos será transmitido por TV Globo e Premiere, com narração de Gustavo Villani e comentários de Maurício Saraiva e Walter Casagrande. Sálvio Spínola fica na Central do Apito. O GloboEsporte.com acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, e transmite as análises e entrevistas ao vivo após o jogo.
Colbachini começou cedo. Aos 17, desistiu do sonho de se tornar jogador profissional e entrou na faculdade de Educação Física em Caxias do Sul. Oito anos mais tarde, ele já assumia pela primeira vez uma missão num time profissional, também como interino.
Em 2011, pelo Caxias, Colbachini virou o técnico mais novo a comandar uma equipe na Copa do Brasil, com 25 anos. Alçado ao cargo interinamente após a demissão de Lisca, classificou o time na segunda fase da competição ao bater o Botafogo-PB por 3 a 1, no Centenário. Mas caiu na rodada seguinte para o Coritiba.
Naquele período, comandou a equipe da Serra em um empate em 3 a 3 com o Inter pelo Gauchão (veja na imagem acima). Um dos pilares do Colorado atual era comandado por Colbachini no Caxias: Edenílson.
– Eu trabalhei com ele (Colbachini) no Caxias. Era bem mais jovem, está com um pouco mais de experiência. É treinador que tem boa leitura de jogo. É calmo, passa bem as ideias dele. Mas acho que agora está com experiência maior e vai nos ajudar – comentou Edenílson em entrevista coletiva.
Campeão nas categorias de base
Colbachini iniciou a carreira ainda em 2003, no comando do time sub-13 do Juventude. Passou pelas categorias de base do Grêmio e pelo Caxias antes de chegar de vez para uma segunda – e até agora duradoura – passagem pelo Inter, em 2013.
No Colorado, enfileirou títulos na categoria sub-17 (Copa Santiago e Campeonato Gaúcho) e na sub-18 (Frenz International Cup), antes de assumir o time B em 2015, no lugar de Clemer. Desde então, a equipe conquistou a Copa FGF e a Super Copa Gaúcha em 2016, e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes em 2017.
Inter campeão do Brasileirão de Aspirantes em 2017 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF, DVG
Por falar no Brasileirão de Aspirantes, Colbachini levou o Inter ao vice em 2018 e voltou à final nesta temporada. Na última segunda-feira, ele comandou a equipe no empate em 0 a 0 com o Grêmio no jogo de ida da final, no Beira-Rio. Foi sua “despedida” para atender ao chamado do time de cima.
– O Ricardo é um cara muito dedicado, tenta sempre ajudar os atletas. Vai se adaptar fácil a nosso grupo, que recebe bem sempre quem chega. Ele sempre tentou me ajudar bastante, assim como todos os outros – avaliou o zagueiro Roberto, que trabalhou com Colbachini no time B.
Na sexta-feira e no sábado, comandou treinos com portões fechados e encontrou velhos conhecidos, como Heitor e Martín Sarrafiore. Entre os jogadores que terá como pupilo pela primeira vez está D’Alessandro. Com apenas 34 anos, é mais novo que o camisa 10, principal nome da equipe e líder do vestiário.
O Inter de Ricardo Colbachini enfrenta o Santos a partir das 16h deste domingo, no Beira-Rio, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Colorado está em sexto com 38 pontos, enquanto o Peixe é o vice-líder, com 47.
INTER X SANTOS – BRASILEIRÃO – 25ª RODADA
- Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
- Data e hora: domingo (13/10), às 16h (horário de Brasília)
- Provável Inter: Marcelo Lomba; Heitor, Roberto, Víctor Cuesta e Zeca (Uendel); Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick, D’Alessandro e Nico López; Guilherme Parede.
- Quem está fora: Rodrigo Moledo, Rodrigo Dourado, Emerson Santos, William Pottker, Matheus Galdezani e Rafael Sobis (lesionados); Bruno Fuchs e Guerrero (convocados).
- Pendurados: Cuesta, Patrick, Guilherme Parede e Natanael
- Provável Santos: Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique (Aguilar ou Luiz Felipe) e Jorge; Diego Pituca, Jean Mota (Luan Peres), Evandro, Tailson e Marinho; Eduardo Sasha.
- Quem está fora: Carlos Sánchez (suspenso), Soteldo, Derlis González, Felipe Jonatan e Cueva (data Fifa), Kaio Jorge (Copa do Mundo Sub-17)
- Pendurados: Marinho, Alison, Lucas Veríssimo e Uribe.
- Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo apita a partida, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Luiz Claudio Regazone (trio do Rio de Janeiro). Rodrigo Carvalhaes de Miranda será o responsável pelo VAR.
- Transmissão: TV Globo e Premiere, com narração de Gustavo Villani e comentários de Maurício Saraiva e Walter Casagrande. Sálvio Spínola fica na Central do Apito. O GloboEsporte.com acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, e transmite as análises e entrevistas ao vivo após o jogo.
Ge