Em 40 participações na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro (desde 1971), o Sport nunca começou tão mal a competição como em 2025. Em nove rodadas, a equipe rubro-negra soma dois pontos: são dois empates e sete derrotas. Não por acaso, o time é o lanterna da competição.
Além de ser a pior da história do clube neste recorte de nove partidas, a campanha também já é suficiente para se igualar as outras duas piores da história do próprio Brasileirão desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003.
Com o cenário atual, o Sport faz a mesma campanha que o Atlético-GO, em 2011. Na ocasião, a equipe goiana empatou dois jogos e perdeu os outros sete, em uma campanha também idêntica a do Leão nos critérios de desempate: quatro gols a favor e 16 contra, com saldo de negativo de 12.
O Athletico-PR teve campanha igual, em 2011. A diferença foi que marcou somente dois gols e sofreu 14 no mesmo número de rodadas, com saldo que também estava em -12 àquela altura.
O Atlético-GO venceria a primeira partida na 10ª rodada, ao superar o Figueirense, em casa, por 3 a 2. O Furacão, somente na 11ª rodada, quando bateu o Botafogo, por 2 a 1.
Nas duas situações, no entanto, as equipes que somaram dois pontos nas nove rodadas iniciais acabaram rebaixadas.
O Athletico-PR terminou a competição com 41 pontos, na 17ª colocação – dois a menos que o Cruzeiro, último a escapar da queda em 2011. Já o Atlético-GO fechou as 38 rodadas, em 2012, com 30 pontos, na penúltima posição.
No contexto atual do Sport, que completará na próxima quinta-feira dois meses sem vencer na temporada (já são 11 jogos de jejum), vale lembrar ainda que a pior campanha da história do Brasileirão por pontos corridos é da Chapecoense.
Em 2021, a equipe catarinense somou 15 pontos – com apenas uma vitória em 38 rodadas.
Sport iguala marca de 1973
A edição do Brasileiro de 1973 foi a que o Sport demorou mais tempo até então para vencer a primeira partida. Naquele ano, o Sport precisou de dez partidas para vencer o primeiro jogo – foram seis derrotas e três empates.
No décimo jogo, o time bateu o Moto Club-MA, por 2 a 0, fora de casa – a equipe fechou o nacional na 32ª posição (com 40 clubes, também sem rebaixamento).
Como já fez nove jogos sem vencer, o Leão atual já iguala à marca de 52 anos atrás, podendo agora superá-la.
O Sport terá a oportunidade de iniciar uma reação e quebrar o ciclo negativo no próximo domingo, às 16h, quando receberá o Internacional, na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada do Brasileiro.
ge