Sob o domínio de uma ‘bolha de ar seco’, Rondônia continua sem chuvas por mais dez dias
A situação é crítica no cenário da estiagem, que ainda tem pela frente 60 dias. O bloqueio atmosférico que abrange praticamente todo o território nacional continua atuando dentro do que é considerado “clima de inverno”. Quando os sistemas meteorológicos ligados ao governo brasileiro analisam o país de ponta a ponta, o cenário revela uma tensão, principalmente nos estados da Região Norte.
Nada, absolutamente nada de chuvas pelos próximos dez dias, pelo menos na faixa que abrange os estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Nessas áreas, o problema se agrava em razão dos incêndios, que têm provocado uma onda de fumaça contaminando as cidades, inclusive já chegando a outras regiões, como o Sul e Sudeste.
Chuvas mesmo têm caído apenas nos estados localizados no extremo da Região Norte. Ainda assim, o mapa chuvoso tem se reduzido drasticamente. De acordo com a meteorologista do Instituto MetSul, Estael Sias, “o período é crítico, pois vem acompanhado da baixa umidade relativa do ar com a ‘bolha de ar seco’. Esse verdadeiro bloqueio atmosférico impede o início das chuvas”, explica.
Ainda segundo o MetSul, as chuvas são previstas, mas devem começar com intensidade somente a partir de novembro. Ou seja, o período de secura ainda tem muito tempo pela frente.
Fonte: newsrondonia.com.br