De fato Rondônia De fato Rondônia
  • INICIO
  • EDITORIAL
    • POLÍTICA
    • POLÍCIA
    • ESPORTE
    • GERAL
  • CAPITAL
  • CIDADES
  1. Home
  2. Plantão Jogo Aberto
  3. senador José Serra continua no páreo pela disputa ao Palácio do Planalto em 2018. De acordo com a coluna do Estadão deste domingo (26), o nome do parlamentar tem se fortalecido diante dos resultados desanimadores do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em pesquisas de opinião. Segundo levantamento do Ibope, Alckmin tinha 5% das intenções de voto em outubro. Aliados de Serra acreditam que ele poderia superar o governador nas prévias do partido. O parlamentar tem sinalizado intenção de concorrer à presidência. + Temer deve cortar Luislinda do ministério dos Direitos Humanos Na última quarta-feira, durante palestra para políticos italianos, o senador afirmou que o Brasil “perdeu” duas chances de eleger um presidente de origem italiana, em referência às derrotas sofridas em 2002 e 2010 para os petistas Lula e Dilma Rousseff. “Quem sabe no futuro vocês não elejam um”, completou Serra, após o comentário
Plantão Jogo Aberto Política

senador José Serra continua no páreo pela disputa ao Palácio do Planalto em 2018. De acordo com a coluna do Estadão deste domingo (26), o nome do parlamentar tem se fortalecido diante dos resultados desanimadores do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em pesquisas de opinião. Segundo levantamento do Ibope, Alckmin tinha 5% das intenções de voto em outubro. Aliados de Serra acreditam que ele poderia superar o governador nas prévias do partido. O parlamentar tem sinalizado intenção de concorrer à presidência. + Temer deve cortar Luislinda do ministério dos Direitos Humanos Na última quarta-feira, durante palestra para políticos italianos, o senador afirmou que o Brasil “perdeu” duas chances de eleger um presidente de origem italiana, em referência às derrotas sofridas em 2002 e 2010 para os petistas Lula e Dilma Rousseff. “Quem sabe no futuro vocês não elejam um”, completou Serra, após o comentário

by Keith Candido 0 Comment 4 min read

AA

 senador José Serra continua no páreo pela disputa ao Palácio do Planalto em 2018. De acordo com a coluna do Estadão deste domingo (26), o nome do parlamentar tem se fortalecido diante dos resultados desanimadores do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em pesquisas de opinião. Segundo levantamento do Ibope, Alckmin tinha 5% das intenções de voto em outubro.      Aliados de Serra acreditam que ele poderia superar o governador nas prévias do partido. O parlamentar tem sinalizado intenção de concorrer à presidência.  + Temer deve cortar Luislinda do ministério dos Direitos Humanos  Na última quarta-feira, durante palestra para políticos italianos, o senador afirmou que o Brasil “perdeu” duas chances de eleger um presidente de origem italiana, em referência às derrotas sofridas em 2002 e 2010 para os petistas Lula e Dilma Rousseff. “Quem sabe no futuro vocês não elejam um”, completou Serra, após o comentário

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, já avisou que vai aguardar a discussão do assunto pelo plenário.

 

Motivo de disputa entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e Polícia Federal (PF), a competência para firmar acordos de colaboração premiada deverá ser julgada em dezembro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A presidente da Corte, Cármen Lúcia, informou ao Estadão/Broadcast que pautará a ação em que a PGR tenta obter a exclusividade para assinar delações. Segundo o Estado apurou, a maioria da Corte deverá avalizar a possibilidade de a PF fechar delações.

O suspense em relação à definição da Corte sobre o tema emperra o andamento de delações já firmadas pela PF, como a do operador do mensalão Marcos Valério e do marqueteiro Duda Mendonça, feitas sem a participação do MPF.

Indagada pela reportagem sobre a disputa entre PF e MPF, Cármen defendeu o diálogo entre as instituições. “Não sei da disputa da casa dos outros, mas, se houver, acho que a tendência é mesmo conversar. O que a Constituição põe expressamente, quanto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, é que a harmonia há de prevalecer para que a sociedade tenha um pouco de paz e de sossego. Ninguém aguenta viver numa sociedade em que as próprias instituições dão um mau exemplo de viver em conflito”, disse Cármen.

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, já avisou que vai aguardar a discussão do assunto pelo plenário para decidir se homologa ou não o acordo de Duda Mendonça. A ação direta de inconstitucionalidade a ser julgada pela Corte, que então definirá a jurisprudência, tem como relator o ministro Marco Aurélio Mello, que já sinalizou ser a favor de a PF firmar delações.

“Como disse no plenário (na discussão sobre a homologação da delação da JBS), para mim, delação nada mais é que um depoimento. Agora, é interessantíssimo. Começa um depoimento frente à polícia, e se o investigado quiser adiantar fatos, o delegado vai dizer ‘para, para, para, aqui não’?”, questionou Marco Aurélio após encontro com o então diretor-geral da PF, Leandro Daiello, há três meses.

Em agosto, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, disse à reportagem que “não há dúvida” de que a polícia possui legitimidade para fechar os acordos. “Em face da própria lei que cuida do instituto da colaboração premiada, não há dúvida de que a autoridade policial dispõe, sim, de legitimidade plena para também celebrar o acordo de colaboração premiada, ouvido sempre o Ministério Público”, afirmou o decano.

Outros quatro ministros ouvidos reservadamente concordam com a possibilidade de a PF firmar os acordos. Um deles diz que não vê problemas de a PF fechar delação considerando que o Ministério Público Federal supervisione o processo.

‘Situação infeliz’

Durante a cerimônia de transmissão de cargo ocorrida no último dia 20, o novo diretor-geral da PF, Fernando Segovia, reconheceu que “há hoje uma infeliz e triste situação de uma disputa institucional de poder” entre a corporação e o Ministério Público Federal.

“Mas confio muito no espírito de maturidade institucional e profissional dos membros dessas instituições, que, neste momento, têm a oportunidade de escrever um novo capítulo em sua história, deixando de lado a vaidade e a sede de poder, buscando um equilíbrio e entendimento em nossas ações em prol de toda a nação brasileira, pois o único que se beneficia com essa disputa é o crime organizado”, comentou Segovia.

Em manifestação encaminhada ao STF durante a gestão de Leandro Daiello, a PF alegou que, caso seja afastada do emprego das delações premiadas, o sistema de freios e contrapesos será desregulado e cidadãos investigados poderão ser expostos a abusos.

Para a PF, o MPF pretende atuar como “Estado-investigador”, órgão de controle externo da atividade policial e como magistratura, ao modular penas e prever benefícios não contemplados em lei.

Fonte: noticias ao minuto

Previous post
Next post

Keith Candido

administrator

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantão De Fato Rondônia
Saúde

Kernicterus no Whitebook!

30 de novembro de 2023
Saúde

AHA 2023: Highlights do 1º dia do congresso [VÍDEO]

30 de novembro de 2023
Saúde

Antibióticos x flora intestinal: a importância do probiótico nesse período

30 de novembro de 2023
Saúde

Highlights CBMI 2023 – Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva [podcast]

30 de novembro de 2023
Saúde

Atualização sobre infecção congênita por citomegalovírus

30 de novembro de 2023
Acontece de fato

Suposta filha de Leonardo explica por que interrompeu busca por

30 de novembro de 2023
Acontece de fato

Naiara Azevedo sofre violência doméstica e vai à delegacia

30 de novembro de 2023
Acontece de fato

Simone e Simaria se reencontram no casamento do irmão

30 de novembro de 2023
Destaque

Confúcio lamenta seca na Amazônia e aponta importância da proteção

30 de novembro de 2023
Esporte

Análise: São Paulo se “despede” do Brasileirão, e foco de

30 de novembro de 2023
Relacionados Mais notícias
Kernicterus no Whitebook!
Saúde

Kernicterus no Whitebook!

by Keith Candido

O kernicterus ou encefalopatia bilirrubínica crônica remete às sequelas crônicas e irreversíveis resultantes da

AHA 2023: Highlights do 1º dia do congresso [VÍDEO]
Saúde

AHA 2023: Highlights do 1º dia do congresso [VÍDEO]

by Keith Candido

Cardiologia A edição de 2023 do congresso da American Heart Association aconteceu entre os

Antibióticos x flora intestinal: a importância do probiótico nesse período
Saúde

Antibióticos x flora intestinal: a importância do probiótico nesse período

by Keith Candido

O microbioma intestinal é formado por um conjunto de bactérias, arqueias, fungos e vírus,

De fato Rondônia De fato Rondônia

Siga-nos

Baixe nosso APP

© De Fato Rondônia 2023. Todos os Direitos Reservados.