Depois do PL, agora foi a vez de um integrante do MDB – supostamente, integrante da base do governo federal – pedir explicações à justiça sobre eventuais irregularidades no pagamento de precatórios realizada pela gestão Lula em dezembro de 2023.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) enviou ao Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, um requerimento para que o órgão investigue supostas irregularidades na quitação de aproximadamente R$ 92 bilhões à vista.
“É missão do Senado fiscalizar a higidez das contas públicas, o que contempla o dever de averiguar a correção no regime de pagamento de precatórios federais”, escreveu Vieira no ofício enviado ao CNJ.
Investigação a Lula foi instigada por Ciro Gomes
Como o Paradoxo BR mostrou, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) solicitou ao Ministério do Planejamento explicações detalhadas sobre a quitação antecipada de precatórios realizada pelo governo Lula em dezembro de 2023. A decisão de investigar o pagamento aconteceu após uma entrevista concedida por Ciro Gomes à CNN, em que o ex-governador do Ceará avaliou como uma “falcatrua maior que a do mensalão e do petrolão juntos”.