Seleção de Meninos da Vila: veja a escalação do século do Santos com os “raios” revelados pelo clube
O Santos é, sem dúvidas, um dos principais reveladores do futebol brasileiro. Robinho, Diego, Neymar, Ganso… A lista é gigante, mas neste século (de 2001 para cá) são tantos que seria possível montar uma seleção.
Por isso, o GloboEsporte.com elegeu um time só com atletas revelados nas categorias de base do Peixe.
Foi levada em consideração a expectativa criada pelo jogador, a ascensão na carreira, títulos conquistados no futebol e identificação com o torcedor, a partir de uma lista divulgada pelo próprio Santos de atletas da base utilizados no século 21.
Com isso, a seleção da base do Século 21 do Santos foi a seguinte:
Rafael; Zeca, Lucas Veríssimo, Alex e Emerson Palmieri; Alison, Ganso e Diego; Neymar, Robinho e Gabigol.
Abaixo, apresentamos pontos a serem destacados por cada jogador e por que merecem estar na lista dos melhores que surgiram das categorias de base do Santos.
Rafael
O goleiro chegou ao profissional na reserva de Felipe, substituto do ídolo Fábio Costa. Em poucos meses, porém, em 2010, ganhou a vaga de titular. Rafael foi um dos principais nomes do Santos na conquista da Libertadores de 2011.
Querido pela torcida, ficou marcado também por uma conversa com torcedores depois da derrota do Santos para o Colo Colo, no Chile. Na ocasião, Rafael foi até a grade que separava o gramado da arquibancada e disse para os santistas olharem nos olhos dele que o Peixe iria se classificar para a próxima fase da Libertadores, apesar da situação complicada. Entrou para a história.
- Revelado em: 2010
- Clubes em que atuou: Santos, Napoli, Sampdoria-ITA e Reading-ING
- Títulos conquistados na carreira: Copa do Brasil (Santos), Libertadores (Santos), Recopa (Santos), Taça da Itália (Nápoli), Supertaça da Itália (Napoli)
- Onde está: Reading
Rafael surgiu no Santos em 2010 — Foto: Reprodução / Santos TV
Zeca
O atualmente lateral-esquerdo foi revelado nas categorias de base do Santos como volante. Era, inclusive, reserva. Sob comando de Dorival Júnior, acabou deslocado para a lateral direita e se destacou, disputando, inclusive, a Olimpíada do Rio de Janeiro.
Teve saída conturbada após protestos da torcida e divergências com a diretoria, mas se destacou dentro de campo. Nunca mais repetiu as boas atuações que teve com a camisa do Santos.
- Revelado em: 2014
- Clubes em que atuou: Santos, Internacional e Bahia
- Títulos conquistados na carreira: Olimpíada (seleção brasileira)
- Onde está: Bahia
Zeca em treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Lucas Veríssimo
É um dos dois jogadores da seleção montada pelo GloboEsporte.com que ainda está no Santos. O zagueiro teve um início complicado, falhando no amistoso com o Benfica, que marcou a despedida do lateral-esquerdo Léo dos gramados.
Passou um período sem a confiança da torcida, mas logo caiu nas graças dos santistas.
Lucas Veríssimo é um dos principais jogadores do elenco comandado por Jesualdo Ferreira, tanto que tem contrato até 2022 e já está próximo de assinar a renovação até o fim de 2024.
- Revelado em: 2016
- Clubes em que atuou: Santos
- Títulos conquistados na carreira: nenhum
- Onde está: Santos
Lucas Veríssimo em treino do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Alex
O zagueiro formou, com André Luís, a dupla de Torres Gêmeas do Santos em 2002. Além da qualidade defensiva, Alex se destacava pelos seus gols de falta. Foi um dos líderes do Peixe na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 e na campanha do vice-campeonato da Libertadores de 2003.
Alex chegou a negociar seu retorno para a Vila Belmiro, mas o sucesso na Europa atrapalhou os planos do Santos.
- Revelado em: 2001
- Clubes em que atuou: Santos, PSV Eindhoven, Chelsea, Paris Saint-Germain e Milan
- Títulos conquistados na carreira: Campeonato Brasileiro: 2002 e 2004 (Santos), Copa da Holanda (PSV), Campeonato Holandês: 2004-05, 2005-05 e 2006-07 (PSV), Copa da Inglaterra: 2009 e 2010 (Chelsea), Supercopa da Inglaterra (Chelsea), Campeonato Inglês (Chelsea), Liga dos Campeões (Chelsea), Campeonato Francês: 2013 – 2014 (PSG), Supercopa da França (PSG), Copa da Liga Francesa (PSG) e Copa América (seleção brasileira).
- Onde está: aposentado
Alex, uniformizado, ao lado dos ex-companheiros Léo e Robert — Foto: Divulgação
Emerson Palmieri
Destaque em todas as categorias pelas quais passou na base do Santos, o lateral-esquerdo demorou a se firmar no elenco profissional, mas conseguiu mostrar potencial. Com muitas características ofensivas, Emerson rapidamente foi para a Europa e se naturalizou italiano depois de defender a Roma, da Itália.
Agora, está no Chelsea, da Inglaterra, e é constantemente convocado para a seleção italiana. Nas categorias de base do Santos, era visto como um dos melhores jogadores da sua época. Chegou ao profissional em 2013.
- Revelado em: 2012
- Clubes em que atuou: Santos, Palermo, Roma e Chelsea
- Títulos conquistados na carreira: Campeão da América sub-17 (seleção brasileira), Taça da Inglaterra (Chelsea) e Liga Europa (Chelsea)
- Onde está: Chelsea
Emerson Palmieri em treino do Santos — Foto: Ivan Storti / Santos FC
Alison
Muito identificado com o clube desde as categorias de base, Alison passou por três cirurgias de ligamento ainda nos primeiros anos como jogador profissional, e sua ligação com o Santos só aumentou.
Em seu último ano na equipe sub-20, foi o capitão do Santos na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Seus discursos antes das partidas, ainda no vestiário, ficaram marcados para a torcida. Por isso, é tão identificado.
- Revelado em: 2013
- Clubes em que atuou: Santos, RB Brasil
- Títulos conquistados na carreira: nenhum
- Onde está: Santos
Alison, volante do Santos — Foto: Douglas Magno/BP Filmes
Paulo Henrique Ganso
O meia nem era o melhor de sua categoria na base do Santos, mas no profissional mostrou que era completamente diferente de seus companheiros. Com toques rápidos e inesperados, Paulo Henrique Ganso chegou ao time principal do Peixe em 2009, mas de 2010 a 2013 mostrou o melhor de seu futebol.
Ao lado de Neymar, comandou o Santos com jogadas mágicas nas campanhas de três títulos paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores. Depois, saiu em litígio com diretoria e torcida, mas não poderia ficar fora da seleção.
- Revelado em: 2008
- Clubes em que atuou: Santos, São Paulo, Sevilha, Amiens e Fluminense
- Títulos conquistados na carreira: Libertadores (Santos), Recopa (Santos), Copa do Brasil (Santos) e Sudamericana (São Paulo)
- Onde está: Fluminense
Santos de Neymar, Ganso, Robinho e companhia conquistou o inédito título da Copa do Brasil em 2010 — Foto: Ricardo Saibun/Santos
Diego
Foi um dos principais jogadores do Santos na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, que tirou o clube da fila de 18 anos sem grandes títulos. Ao lado de Robinho, comandou os Meninos da Vila, com irreverência e dancinhas, diante de adversários cascudos, como São Paulo e Corinthians, no mata-mata do Brasileirão.
Ainda chegou à final da Libertadores de 2003, mas a juventude viu a experiência dos jogadores do Boca Juniors, da Argentina, prevalecer. Mesmo assim, Diego entrou para a história do Santos.
- Revelado em: 2002
- Clubes em que atuou: Santos, Porto, Werder Bremen, Juventus, Wolfsburgo, Atlético de Madrid, Fenerbahce e Flamengo
- Títulos conquistados na carreira: Campeonato Brasileiro: 2002 e 2004 (Santos), Copa intercontinental (Porto), Primeira Liga (Porto), Taça de Portugal (Porto), Supertaça Portugal (Porto); Copa da Alemanha (Werder Bremen), Copa da Liga Alemã (Werder Bremen); Liga Europa (Atlético de Madrid), La Liga (Atlético de Madrid); Supercopa da Turquia (Fenerbahçe); Campeonato Carioca: 2017 e 2019 (Flamengo), Taça Guanabara: 2018 e 2020 (Flamengo), Florida Cup (Flamengo), Taça Rio (Flamengo), Libertadores (Flamengo), Campeonato Brasileiro (Flamengo), Supercopa do Brasil (Flamengo), Recopa (Flamengo).
- Onde está: Flamengo
Diego e Robinho comemoram título do Santos em 2002 — Foto: Divulgação/Site Oficial do Santos FC
Gabigol
Considerado mais um dos tantos raios do Santos, Gabigol chegou ao profissional aos 16 anos. Nas categorias de base, se destacava com inúmeras convocações e empilhando gols e troféus em sua prateleira particular.
Na equipe profissional, Gabigol, que não tem o apelido à toa, se tornou um centroavante decisivo e nunca escondeu sua personalidade forte. Se despediu do Santos para ir à Inter de Milão, mas manteve seus laços e voltou, por empréstimo, pouco tempo depois.
- Revelado em: 2013
- Clubes em que atuou: Santos, Internazionale, Benfica e Flamengo
- Títulos conquistados na carreira: Campeonato Paulista: 2015 e 2016 (Santos); Libertadores (Flamengo), Recopa (Flamengo), Campeonato Brasileira (Flamengo), Supercopa do Brasil (Flamengo), Campeonato Carioca (Flamengo), Taça Rio (Flamengo), Taça Guanabara (Flamengo) e Jogos Olímpicos do Rio (seleção brasileira)
- Onde está: Flamengo
Gabigol festeja com pelo Santos — Foto: Agência Estado
Robinho
Ao lado de Diego, comandou o Santos e voltou a dar alegrias aos torcedores depois de muitos anos. Diferentemente de seu companheiro, porém, retornou para a Vila Belmiro em outras duas oportunidades: 2010 e 2014.
Além do título do Brasileirão de 2002, Robinho foi decisivo para o Santos no Paulista e na Copa do Brasil de 2010 e no Paulista de 2015. Mesmo após os títulos e as histórias, perdeu, para alguns, a imagem de ídolo por causa da ida para o Atlético-MG.
- Revelado em: 2002
- Clubes em que atuou: Santos, Real Madrid, Manchester City, Milan, Atlético Mineiro, Guangzhou, Sivasspor e Basaksehir
- Títulos conquistados na carreira: Campeonato Brasileiro: 2002 e 2004 (Santos), Campeonato Paulista: 2010 e 2015 (Santos), Copa do Brasil (Santos); La Liga: 2007 e 2008 (Real Madrid), Supercopa da Espanha (Real Madrid); Seria A (Milan), Supercopa da Itália (Milan), Trofeu Luigi Berlusconi (Milan); Superliga Chinesa (Guangzhou); Campeonato Mineiro (Atlético); Copa América, Copa das Confederações: 2005 e 2009 e Super das Américas (seleção brasileira)
- Onde está: Basaksehir
Robinho entra em campo com os filhos — Foto: Ivan Storti / Santos FC
Neymar
A maior revelação do Santos no século não poderia ficar fora da seleção. Neymar, antes de chegar ao profissional, era o “novo Robinho”. Depois, ficou grande o suficiente para o Peixe buscar um “novo Neymar”.
Antes de ganhar o mundo na Europa, Neymar ganhou três títulos do Campeonato Paulista, um da Libertadores e um da Copa do Brasil. Com jogadas de efeito, golaços e assistências, o craque do PSG entrou para a história do Santos.
- Revelado em: 2009
- Clubes em que atuou: Santos, Barcelona e Paris Saint Germain
- Títulos conquistados na carreira: Campeonato Paulista: 2010, 2011 e 2012 (Santos), Copa do Brasil (Santos), Libertadores (Santos), Recopa (Santos); Supercopa da Espanha: 2013 e 2016 (Barcelona), Campeonato Espanhol: 2015 e 2016 (Barcelona), Copa do Rei: 2015, 2016 e 2017 (Barcelona), Liga dos Campeões (Barcelona), Supercopa da UEFA (Barcelona), Mundial de Clubes (Barcelona); Campeonato Francês: 2017 e 2018 (PSG), Copa da França (PSG), Copa da Liga Francesa (PSG), Supercopa da França (PSG); Campeonato Sul-Americano Sub-20 (seleção brasileira) Superclássico das Américas: 2011, 2012, 2014, 2018 (seleção brasileira), Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres (seleção), Copa das Confederações (seleção) e Melhada de Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (seleção)
- Onde está: PSG
Neymar comemora título da Libertadores 2011 — Foto: Santos F.C
Ge