Segurança é reforçada pelo governo no segundo turno em Porto Velho e seus distritos
Eleições
Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024 – 15h58 | da Secom/RO
Com a aproximação do segundo turno das eleições legislativas, o governo de Rondônia se prepara para garantir que o pleito ocorra de forma segura e tranquila, em parceria com diversas instituições de segurança pública, está intensificando os esforços para proteger as competições e garantir a integridade do processo eleitoral como parte da “Operação Eleições 2024”.
O segundo turno das eleições está marcado para domingo (27), durante este período, Porto Velho e suas áreas distritais estarão sob monitoramento constante para garantir que o processo eleitoral seja prolongado sem incidentes. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está liderando as operações na Capital e nas regiões circunvizinhas, reforçando a presença policial nas áreas urbanas e rurais de difícil acesso.
A parceria entre o governo do estado e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é essencial para o sucesso da operação em Porto Velho e nos distritos. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) desempenharão uma função, garantindo a segurança de eleições, servidores da Justiça Eleitoral e magistrados. Esse apoio é ainda mais importante nas regiões mais distantes do centro urbano, onde a presença do Poder Público precisa ser reforçada.
Toda a operação será coordenada a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICC), que oferecem comunicação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Isso permitirá uma resposta rápida a qualquer incidente em Porto Velho e nas áreas rurais, garantindo o apoio necessário ao TRE-RO.
Além das forças estaduais, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro, também estarão envolvidos na segurança do processo eleitoral, reforçando a eficácia local, e garantindo a integridade do pleito.
Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, a integração entre as forças de segurança pública e o uso de tecnologia para monitoramento, garante que as intervenções possam exercer seu direito de voto em um ambiente pacífico e organizado. “O foco é garantir que todos os cidadãos de Porto Velho, independentemente de onde residam, possam participar das eleições sem medo ou intimidação”, evidenciou.
SIGA-NOS NÃO