Salário Maternidade 2018
O Salário Maternidade 2018 também é conhecido como Auxílio Maternidade 208, pois é um tipo de benefício concedido as novas mamães que necessitam de todo o amparo nesse momento único e especial que é o de gerar uma nova vida. O programa foi desenvolvido para auxiliar as mulheres que se encontram no 8º mês de gravidez e tem o intuito de gerar os proventos para que elas possam passar os primeiros e fundamentais 120 dias ao lado de seus bebês.
Contudo, esse programa é de caráter temporário uma vez que, compreende-se que a nova mãe vem de um período de afastamento trabalhista, como a própria lei prevê, para garantir a sua saúde e do futuro bebê.
Como se sabe, o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito grande e profundo e exatamente esses 120 dias precisam ser dedicados ao recém-nascido, que é extremamente dependente dos carinhos e cuidados maternos.
Salário Maternidade 2018 – O que é?
O salário Maternidade 2018 é um benefício que foi criado pela Receita Federal e é considerado um dos mais antigos do Brasil. Através dele, milhares de mulheres são devidamente amparadas com uma remuneração financeira, que é de grande importância, para manter os custos iniciais com a saúde e bem-estar tanto da mãe, quanto da nova criança.
Tempo de vigência do Salário Maternidade
Neste programa a mulher recebe o benefício temporário que tem o prazo de 120 dias, que são contados a partir do momento em que houve a solicitação. Em outras palavras, ela receberá 4 parcelas no total, que devem ser requeridas com o seu empregador, ou se estiver desempregada será necessário se dirigir a um atendimento do INSS, para realizar o procedimento.
Qual é o valor do Salário Maternidade 2018?
O valor a ser recebido varia de acordo com a classe ou condição que a mãe se encontra, a saber:
- Receberá um salário mínimo 2018 (valor vigente do ano corrente)se for trabalhadora rural e que contribua regularmente com o INSS;
- Receberá o valor do último pagamento da remuneração as trabalhadoras consideradas avulsas;
- Receberá o valor referente a média dos últimos 12 meses de remuneração as trabalhadoras autônomas.
O salário maternidade pode ser pago as gestantes?
A resposta é sim. Ela deverá solicitar o benefício junto a Previdência Social e respeitar os prazos máximos de 14 meses ou de 26 meses, de acordo com a situação particular de cada gestante.
Veja também:
- Valor do Salário Mínimo 2018;
Se, por acaso, é uma trabalhadora que foi desligada ou então demitida com justa causa, mesmo assim poderá solicitar o salário maternidade na Previdência. Mas se foi dispensada de seu último trabalho sem justa causa, cabe a empresa a responsabilidade de fazer a solicitação do benefício
Documentos necessários para a solicitação do Salário Maternidade
Para obter o direito ao benefício é preciso que providencie os seguintes documentos:
- Laudo Médico que comprove o tempo de gravidez (que pode ser após o nascimento da criança);
- Certidão de Nascimento da criança ou documento de deferimento da guarda judicial em caso de guarda ou adoção da criança.
Como receber o Salário Maternidade 2018
O procedimento a ser realizado é o seguinte: basta se dirigir ao RH da empresa em que trabalha ou no INSS (para quem estiver desempregada) e apresentar o laudo ou a certidão da criança, para receber o seu benefício. Para as mães desempregadas o pagamento será realizado pela Previdência Social.
Salário Maternidade Desempregada
As mães desempregadas também têm direito a receber o salário maternidade. Porém, no caso de mãe desempregada, o benefício deve ser solicitado no INSS, e a mãe precisa ter trabalhado com carteira assinada pelo menos por 10 meses nos últimos 30 meses.
Fonte: salariominimovalor.com