Rúgbi: Yaras vencem Sul-Americano invictas e garantem vaga na Copa do Mundo de Sevens 2022

Esportes
Brasil superou no último dia da competição Uruguai, Paraguai e Colômbia para faturar seu 19º título sul-americano e manter um sóbrio no continente
Como Yaras ratificaram sua hegemonia no continente ao bater a Colômbia por 36 a 5 na final do Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens 2021, no último sábado, em Montevidéu. Ainda mais importante, as duas seleções garantiram participação na Copa do Mundo de Sevens, que será na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. As Yaras já estiveram como único representante sul-americana nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco) e agora acompanhadas das Las Tucanes colombianas.
Comandada pelo técnico Willian Broderick e pela capitã Luiza Campos, uma seleção brasileira fez um torneio quase perfeito , com seis vitórias sem jogos, 264 pontos marcados dentro de campo, 42 tentativas e 27 apurados. Apenas Colômbia (5), Uruguai (12) e Argentina (12), que terminou em terceiro lugar no torneio, conseguiram vencer a defesa brasileira e anotar pontos.
Semifinais
Depois de vencer Las Teras do Uruguai na quarta rodada por 28 a 12, em uma das partidas mais duras do torneio, como Yaras não deram chance alguma ao Paraguai na semifinal e atropelaram Las Yacarés por 57 a 0. Um jogo praticamente perfeito das favoritas brasileiras, em que o largo placar foi construído por meio de solidez defensiva, várias recuperações de bola, troca rápida de passes e muita velocidade por todos os espaços do campo.
Na outra semifinal, uma surpreendente Colômbia virou um jogo aparentemente perdido contra a Argentina, nos últimos dois minutos, com tenta de Leidy Soto e Laura Diosa. A diferença mínima no placar (15 × 14) colocou Las Tucanes ao lado do Brasil na final e na Copa do Mundo, para desolação das incrédulas Las Yaguaretés portenhas, que tiveram o controle durante maior parte do tempo, sobretudo com a veloz abertura Sofia Gonzalez .
Final
Um final foi mais uma comprovação do favoritismo das Yaras no torneio. Nos primeiros sete minutos (duração de cada tempo na modalidade sevens), a equipe brasileira impôs seu rugby mais aguerrido, dinâmico e criativo, marcando cinco tentativas com Thalia Costa (3), Mariana Nicolau e Bianca Silva, além das necessárias de Raquel Kochhann e Isadora “Izzy” Cerullo.
Na etapa final, a folga no placar foi preservada uma disciplina defensiva que chamou a atenção ao longo do torneio. Apesar dos penais cometidos, resultado da forte luta pela bola, como Yaras ainda marcaram um try com Marcelle Souza, completado por Izzy. No fim da partida, Leidy Soto marcou o try de honra das colombianas.
Saiba mais
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Criança de 3 anos que Danni Suzuki resgatou morre; atriz lamenta
+ Lutador de MMA passa por cirurgia para remover testículo após joelhada
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ As 20 Picapes mais vendidas em 2021
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Médicos propriedade de cimento em coração de paciente durante a cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio