Rondônia: fórum de Machadinho promove campanha de arrecadação de livros para presidiários da comarca
A iniciativa contou com o apoio da biblioteca da Escola Estadual Maria Conceição, que doou a maioria dos livros. “Serão usados na alfabetização e apoio em cursos e formação dos detentos daquela unidade”, explicou o juiz Hedy Carlos Soares, titular na comarca.
Apostando na educação como alternativa para ressocializar os presos, servidores e magistrados do fórum de Machadinho do Oeste promoveram uma campanha de arrecadação de livros para o presídio local. A iniciativa contou com o apoio da biblioteca da Escola Estadual Maria Conceição, que doou a maioria dos livros. “Serão usados na alfabetização e apoio em cursos e formação dos detentos daquela unidade”, explicou o juiz Hedy Carlos Soares, titular na comarca.
Inaugurado em 10 de fevereiro de 2017, o presídio de Machadinho do Oeste é resultado de uma ação civil pública que tramitou na comarca e atualmente abriga cerca de 100 detentos em regime fechado. O presídio tem capacidade para 147 presos, com instalações modernas, apropriadas e bem estruturadas, com condições físicas humanizadas, onde o detento pode cumprir sua pena trabalhando e aprendendo, e, ao retornar à sociedade, possa estar socializado.
Com pouco mais de 2% de toda população do estado de Rondônia (2,18%) e com uma área geográfica de 8.509 quilômetros quadrados, Machadinho do Oeste ocupa a 5ª posição do Ranking de cidades mais violentas do estado, segundo dados publicados pelo site do Mapa da Violência do ano de 2016, ocupando o 466º lugar de cidade mais violenta no ranking das cidades brasileiras com mais de 10.000 habitantes, o que faz do município um dos mais violentos do Vale do Jamari, por isso a preocupação constante do Judiciário local na ressocialização dos detentos que cumprem pena no presídio local.
Fonte : www.tudorondonia.com.br