Rondônia e outros 18 estados têm municípios com candidatura única a prefeito
Embora não seja incomum a ocorrência de candidaturas únicas em pleitos majoritários, como o de prefeito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha, até as 18 horas de segunda-feira (23), o registro de 212 municípios – dos 5.569 – com apenas uma candidatura ou um candidato (e os respectivos vices) concorrendo à chefia do Executivo municipal.
Em Rondônia há um caso: o atual prefeito de Corumbiara, Leandro Teixeira Vieira (União) concorre sozinho na cidade.
Em comparação com as Eleições Municipais de 2020, o número de municípios com candidaturas únicas quase dobrou, passando de 106 para 212. Nessas localidades, em vez de disputa intensa com múltiplas propostas, eleitoras e assembleias se depararão, no dia 6 de outubro, com a opção de votar em uma única chapa, votar em branco ou anular o voto.
Uma vez que, até a data da votação, a situação de cada candidatura pode mudar em decorrência de julgamento de recursos eventuais, esse número pode variar.
RS lideraclassificaçãode candidaturas únicas
Até o momento, 212 municípios em 19 estados terão candidaturas únicas. O Rio Grande do Sul lidera com 43 municípios, seguido por Minas Gerais, com 41, e São Paulo, com 26. Outros estados com números expressivos incluem Goiás e Paraná, com 18 cada, e Piauí, com 11. Em contrapartida, Sergipe, Rondônia e Rio de Janeiro têm apenas um município com candidatura única.
O que acontece nesses casos?
Assim como nos demais casos, nas eleições com candidatura única, será eleita(o) prefeita(o) a candidata ou o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, não se considerando, para esse cálculo, os votos em branco ou votos nulos. Ou seja, em tese, basta um voto válido para que o resultado seja proclamado.
Nos municípios com mais de 200 mil candidatos, vale a mesma regra, ou seja, uma vez que a votação será somente para uma candidatura ou um candidato, a pessoa conquistará a maioria dos votos válidos já no 1° turno, não tendo possibilidade de 2° giro.
Quanto à urna, ela se comporta de forma idêntica a muitos casos, sendo o nome do candidato ou do candidato o único a constar da urna eletrônica.
Perguntas e respostas
- Quantas cidades terão candidaturas únicas nas Eleições Municipais 2024?
Até as 20h desta terça (3), 212 municípios de 19 estados terão candidaturas únicas neste ano.
- Quais são os estados com maior número de candidaturas únicas?
O estado do Rio Grande do Sul encabeça a lista, com 43 municípios. Em seguida, vem Minas Gerais, com 41; São Paulo, com 26; Goiás e Paraná, cada um com 18; Piauí, com 11; e Mato Grosso e Rio Grande do Norte têm nove candidatos únicos cada um.
- Quais são os estados com menor número de candidaturas únicas?
Os estados de Sergipe, Rondônia e Rio de Janeiro são os que têm menos candidaturas únicas, cada um com apenas um município.
- Quais são os demais estados com candidaturas únicas e quantas são?
Ceará, Maranhão e Pernambuco, cada um com dois municípios; Mato Grosso do Sul e Pará, cada um com três; Alagoas, com quatro; Santa Catarina, com cinco; Paraíba, com seis; Tocantins, com sete.
- Quantos votos um candidato precisa ter, mesmo concorrendo sozinho?
Segundo a eleição eleitoral, basta ter a maioria dos votos válidos para que a candidatura ou o candidato seja proclamada(o) eleita ou eleito.
- Quando um único candidato é eleito?
Quando obtém a maioria dos votos válidos. Segundo o artigo 3º da Lei nº 9.504/97, “será eleito eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos”.
- Em caso de candidatura única, é possível ter 2°virar?
Em municípios com mais de 200 mil eleitores e eleitores, se houver apenas uma candidatura ou um candidato, ela ou ele obterá a maioria dos votos válidos já no 1° turno.
TSE