Rondônia completa 43 anos de instalação
geral
Sábado, 04 Janeiro de 2025 – 08h46 | Redação
Neste sábado o estado de Rondônia completou 43 anos de instalação. Em 4 de janeiro de 1982 houve a posse do primeiro governador, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira (foto), nascido na cidade de Câmara Geral, no estado do Rio Grande do Sul (1921-1987), governado até 1985. Teixeirão era formado em Educação Física Pela Universidade do Rio de Janeiro. Em 1975 foi nomeado prefeito da cidade de Manaus e depois abalado para Rondônia.
De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome “Rondônia” já havia sido proposta bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessam o estado”, evidenciou.
No ano da criação, 1981, Rondônia era constituída por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades que fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
Avanços
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, os produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em Inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na pública, o estado lidera a redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
SIGA-NOS NÃO