Renato tira lições de derrota para o Flamengo: “Se não errasse, seria o presidente do Brasil”
Conforme os dias passam, o Grêmio ainda digere a amarga eliminação da Libertadores para o Flamengo. De lá pra cá, o próprio técnico Renato Gaúcho admitiu que cometeu falhas na última quarta e que tirou lições. Quer agora recolocar o time nos eixos, para somente depois pensar na temporada de 2020. E tudo começa às 16h deste domingo, quando o Tricolor recebe o Botafogo pelo Brasileirão, na Arena.
“Você aprende com os erros. Não acertei todos. Aprendo com os acertos também. Errar faz parte. Se não errasse, seria o presidente do Brasil ” (Renato)
A escolha dos 11 iniciais para o confronto no Maracanã gerou críticas por parte da torcida. O rendimento abaixo de jogadores como Paulo Victor e André nos últimos jogos, esgotou a paciência dos gremistas logo após a eliminação. Neste sábado, um grupo fez protesto durante treino no CT Luiz Carvalho.
— Há coisas que ficam entre quatro paredes, entre eu e meu grupo, sei onde errei. Ninguém é perfeito. Todos têm defeitos. Você aprende com os erros. Não acertei todos. Aprendo com os acertos também. Errar faz parte. Se não errasse, seria o presidente do Brasil — avaliou.
A baixa recente de Luan — que deve voltar a jogar somente em 2020 — obrigou o técnico Renato fazer uma cirurgia no time, já que não contava com Jean Pyerre. Michel se juntou a Maicon e Matheus Henrique no meio. Além das entradas de André no ataque e Paulo Miranda, improvisado na lateral direita.
Renato teve reunaão com o grupo na sexta — Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com
Se Luan e Jean Pyerre não se recuperaram a tempo, a situação foi bem diferente no lado de lá. O Flamengo reabilitou a tempo Arrascaeta, Rafinha e Filipe Luís. Há uma semana, o trio sequer tinha presença garantida na decisão.
— O problema é que perdemos jogadores importantes. Eles (Flamengo) perderam, mas conseguem recuperar. O problema de recuperar para este ou aquele jogo é pela lesão que tem. Perdemos os dois meias. O Luan persiste há um bom tempo. Em determinado momento ele não aguentava mais. O Jean teve um estiramento muito forte. Às vezes você tem um machucado, mas não os dois — comentou.
Renovação? Ainda não…
Tal qual os últimos dois anos, o mês de dezembro se aproxima e pauta da renovação do Grêmio com Renato Gaúcho vem à tona. Não foi diferente da última coletiva com o técnico, que prefere adiar o assunto e focar no objetivo do clube: garantir vaga na Libertadores de 2020.
— Renovação não é o momento de falar. O objetivo não é o de falar, queremos buscar as vitórias. A conversa já tive com o presidente. O mais importante é o grupo, o Grêmio, o departamento médico e buscar a vaga no G-4 — concluiu.
Renato poderá corrigir seus erros já neste domingo no confronto diante do Botafogo, na Arena, pela 28ª rodada do Brasileirão. Resta saber se as correções serão na escalação ou na maneira do time jogar.
GRÊMIO X BOTAFOGO – 28ª RODADA
- Local: Arena, em Porto Alegre
- Data e hora: domingo (27/10), às 16h (horário de Brasília)
- Provável Grêmio: o provável Grêmio tem Paulo Victor; Léo Moura (Paulo Miranda), Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Matheus Henrique, Alisson e Everton; Diego Tardelli.
- Quem está fora: Luan, Jean Pyerre, Leonardo, Felipe Vizeu e Marcelo Oliveira (no departamento médico) e Rafael Galhardo e André (suspensos)
- Pendurados: Paulo Miranda, Matheus Henrique e Kannemann
- Provável Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli (Kanu), Gabriel e Yuri; Cícero e João Paulo; Luiz Fernando, Diego Souza e Léo Valencia; Victor Rangel.
- Quem está fora: Gilson (joelho direito), Marcelo (coxa direita) e Rodrigo Pimpão (joelho esquerdo).
- Pendurados: Marcinho, Fernando, Gustavo Bochecha, Alex Santana, Valencia e Victor Rangel.
- Arbitragem: Rafael Traci (SC) apita a partida, auxiliado por Helton Nunes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC). O árbitro de vídeo (VAR) será Rodrigo Dalonso Ferreira (SC).