Região Norte: condições atmosféricas pontuam alguns estados com chuva; em Rondônia o cenário continua de secura
Apesar de o estado estar sob a influência de uma massa de ar polar, o tempo sofre algumas variações por conta disso, como, por exemplo, apresentando possíveis cenários que indicam chuva. Porém, nada muito alarmante para resolver o problema da falta de água e da secura que já começa a afetar Porto Velho, RO.
Isso acontece pelo fato de a capital ‘culturalmente’ não atender a população com água tratada. A condição pontua a cidade entre as piores em saneamento básico e água tratada do Brasil, segundo levantamento anual do Instituto “Trata Brasil”. “Rondônia, alguma instabilidade passageira, mas em geral, sem chuva”, descreve a meteorologista da MetSul, Estael Sias.
Em outros estados da região, as condições atmosféricas mostram um cenário um pouco melhor no Acre, que retorna com chuvas de maneira firme. “Também de forma irregular, sendo chuvas com volumes entre 10, 15 e 50 mm”, explica.
Ainda de acordo com a MetSul, as condições para chuvas melhoraram na Região Norte, com elas se espalhando por alguns estados. “Amazonas, Roraima; metade Norte destes estados com volumes maiores na faixa de 150 a 200 mm. Parte Sul do Amazonas apresenta irregularidade. Algumas áreas sem nada. O Amapá também se mostra dentro dessa irregularidade que é esperada para essa época do ano”, conclui Estael Sias. Com informações da MetSul.
Fonte: newsrondonia.com.br