Rede pública de saúde do DF recebe leitos de UTI usados contra a Covid-19
Após desativar os hospitais de campanha do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde deu início ao processo de doação dos equipamentos das unidades fechadas para outras instalações da rede pública de saúde. Até o momento, 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 voltaram a atender pacientes com outras outras doenças não relacionadas ao novo coronavírus. A medida só foi possível depois da redução de casos e do índice de transmissibilidade da doença em todo o DF.
Foram desmobilizados 20 leitos de UTI no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), 20 no Hospital Regional do Gama (HRG) e 10 no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
A expectativa é que, nos próximos 10 dias, mais 40 leitos de terapia intensiva voltados para Covid-19 sejam convertidos no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), reforçando o atendimento à pacientes com outros agravos.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, entende que essa conversão “vai ajudar a aliviar a fila por UTI no Distrito Federal, contribuindo para salvar vidas e a aliviar o sofrimento de tantos pacientes que esperam por um leito”.
De acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, a desmobilização tem respaldo técnico e vem para otimizar o uso dos leitos de terapia intensiva neste momento.
“Entendemos que agora os pacientes portadores de enfermidades não Covid-19 é que têm maior necessidade, enquanto há leitos que estão ficando ociosos no atendimento ao paciente Covid-19. Com a desmobilização, teremos uma redução significativa na demanda reprimida por leitos de UTI no DF”, ressaltou. (Com informações da Agência Saúde DF)
Faltam insumos no HRSam ppara funcionamento de leitos de UTI
Até o momento, 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 foram entreguesMPDFT/Divulgação
Na pandemia, 3 pessoas por dia acionaram a Defensoria do DF em busca de UTI
Expectativa é que nos próximos dez dias mais 40 sejam entreguesBreno Esaki/Secretaria de Saúde
DF ativa 20 leitos de UTI para Covid-19 5
Com isso, eles voltaram a atender pacientes com outras outras doenças não relacionadas ao novo coronavírusDavidyson Damasceno/Agência IGESDF