Projeto Quebrando o Silência visa proteger e empoderar mulheres contra a violência doméstica
Projeto Quebrando o Silência visa proteger e empoderar mulheres contra a violência doméstica.
Desde 2002, a Igreja Adventista do Sétimo Dia promove, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), o projeto Quebrando o Silêncio. Em 2017 o encontro acontece no dia 26 de agosto e o objetivo é conscientizar e empoderar mulheres, a fim de denunciar casos de abuso e violência doméstica. O evento também tem a participação da Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e do Conselho Municipal do Idoso.
A campanha é promovida o ano todo, mas 26 de agosto é o dia de ênfase contra o abuso e a violência, data marcada pelo evento. Neste dia o objetivo promover também uma concentração entre os parceiros, com a participação também de ONGs, instituições religiosas e empresas privadas. As ações acontecerão na escola de ensino médio Eduardo Lima e Silva, na zona sul de Porto Velho, com início às 14h30.
CAMPANHA
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a violência doméstica representa 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos em todo o mundo. Com esse dado, o projeto tem como objetivo combater esse cenário, que se expande também contra crianças e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes.
No dia haverá também a ação social com corte de cabelo, cadastramento de mulheres para cursos de capacitação, coral de idosos, informações sobre o CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), equipe de enfermagem para aferição de pressão arterial e teste de glicemia e distribuição de material alusivo ao tema.
Fonte:SECOM