Por que o Brasil vive a maior seca de sua história
Dados do Cemaden mostram que todos os estados registram falta de chuvas, com exceção do Rio Grande do Sul. Número de cidades afetadas aumentou quase 60% entre julho e agosto.
Dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais) mostram que o Brasil passa pela maior seca de sua história recente. Todos os estados, com exceção do Rio Grande do Sul, registram falta de chuvas. As informações foram divulgadas no sábado (31) nas redes sociais do órgão e pelo site G1.
A seca registrada agora é mais extensa e também mais intensa que as de outros anos da série histórica, iniciada em 1950, segundo o Cemaden. Fatores como a estiagem registrada em 2023 explicam parte do cenário. O quadro tem impactos ambientais, sociais e econômicos para grandes porções do país.
Neste texto, o Nexo explica o que mostram os dados do Cemaden, quais fatores contribuem para a seca e quais são seus efeitos. Mostra também quais são as perspectivas para os próximos meses, como foram estiagens anteriores e como o cenário se relaciona com a mudança climática, de acordo com uma pesquisadora do órgão.
O que mostram os dados:
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/09/04/meio-ambiente-motivo-da-seca-historica-em-2024-brasil
© 2024 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Fonte: jaru online