PM Ambiental apresenta dados positivos em relação a área de Machadinho do Oeste
Batalhão da Polícia Ambiental combate crimes ambientais na região de Machadinho do Oeste.
O 2º pelotão de Policia Ambiental no município de Machadinho D’oeste, Rondônia comandado pelo 1° tenente PM Camilo, após a chegada dos novos policiais militares vem intensificando a fiscalização em sua área de atuação. Por este motivo, o número de ocorrências tem aumentado. Tudo isso em prol da defesa da fauna e flora redundando nos benefícios ao trabalhador local. No mês de setembro o comandante da Unidade apresentou relatório onde consta o registro de 17 ocorrências. Foto arquivo.
Um levantamento de pátio de empreendimento madeireiro, cinco registros de ocorrências de poluições atmosféricas, seis ocorrências de transporte irregular e mais quatro armas aprendidas por porte ilegal de armas de fogo. De acordo com o comandante local, foram confeccionados 17 autos de infração, “dessa forma, o 2° Pelotão mesmo com algumas dificuldades de logística, vem fazendo frente aos ilícitos ambientais de forma enérgica e atuante”.
Resex
O comandante da Unidade ambiental em Machadinho, 1° tenente PM Camilo, citou como exemplo a ocorrência registrada no dia 10/09/2016 no interior da Resex Rio Preto Jacundá, em uma ocorrência coordenada pelo 3° Sargento PM Pereira, subcomandante do 2° Pelotão de Policia Ambiental. Na ação foi abordado um grupo de três pessoas, que estava pronto para prática de ilícitos ambientais no interior da Unidade de conservação, haja vista, ao abordar e fazer buscas nos pertences dos agentes foi localizado uma espingarda calibre. 36’ com três munições intactas e uma deflagrada, uma garrucha de mesmo calibre com seis munições intactas, uma sacola com um filhote de jacaré já abatido e um uma pequena quantia de pescado.
No momento da abordagem foram detidos três agentes. Na mesma ocorrência houve o registro de apreensão de três motocicletas. Quando do deslocamento para registro desta ocorrência, os policiais militares ambientais abordaram mais duas pessoas, as quais estavam dentro da Unidade de conservação com petrechos próprios para caça e pesca. Um dos suspeitos ao avistar a guarnição e perceber a ação enérgica dos policias saiu correndo mato adentro.
O suspeito sacou de uma arma de fogo, mas ao tropeçar em galhos deixou a mesma cair ao solo. Ele fugiu e a arma um garrucha calibre. 36’ municiada com cartucho calibre.44’, foi apreendida. Os outros dois elementos foram presos, duas motocicletas e mais uma arma de fogo apreendidas.
A Unidade de Conservação vem sendo invadida por grupo de sem terras que vem atuando naquela região. Mesmo assim, a Polícia Militar Ambiental destina varias ações no interior das Unidades de Conservação no município de Machadinho, Vale do Anari e Cujubim, para coibir de forma enérgica a invasão de vândalos que querem se passar por sem terra.
Expansão
O comandante do grupamento citou que a grande dificuldade enfrentada pela fiscalização é o número de reservas na região, sendo aproximadamente 90% das unidades de conservação do Estado de Rondônia, num total de 17 reservas extrativistas somente em Machadinho D’ Oeste, ficando assim bem claro, o grande problema que o 2° PPA tem enfrentado em relação aos crimes ambientais nessa porção do Estado. “Portanto, mesmo com dificuldades a policia ambiental vem trabalhando de forma pujante não se deixando esmorecer pelas as adversidades” finalizou o 1° tenente PM Camilo.
Fonte:PM/RO