PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mais que o esperado
O Produto Interno Bruto (PIB, valor de todos os produtos e serviços produzido no País) registrou, no segundo trimestre, crescimento de 0,4%, resultado melhor que o esperado pelos analistas – alta de 0,2% em relação ao primeiro trimestre, segundo pesquisa do Projeções Broacast. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre de 2018, o crescimento foi de 1%.
O PIB da indústria subiu 0,7% no trimestre encerrado em junho em relação aos três meses anteriores e 0,3% na comparação com o mesmo período de 2018. Nos serviços, o aumento foi de 0,3% ante o primeiro trimestre e de 1,2% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. A agropecuária registrou queda de 0,4% no segundo trimestre ante o primeiro e alta de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A lentidão na recuperação da economia após a saída da recessão, no primeiro trimestre de 2017, é alimentada pela persistência do desemprego elevado, pela perda de produtividade e pelas incertezas políticas que travam o investimento.
As marcas da economia no primeiro semestre foram a crise na Argentina atingindo as exportações da indústria de transformação, especial a automobilística, a paralisação de minas após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) derrubando a indústria extrativa e o baixo nível dos investimentos.
Fonte:Estadão