Pardal já recebeu 165 denúncias irregulares eleitorais em RO: Porto Velho e Ji-Paraná lideram
Até as primeiras horas de hoje (28), a Justiça Eleitoral recebeu 165 denúncias de supostos crimes eleitorais ou irregularidades eleitorais cometidas em Rondônia. Os casos foram protocolados no aplicativo Pardal Móvel do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até a última segunda-feira (26), a nível nacional, os estados com os maiores números de denúncias eram São Paulo (2.820), Minas Gerais (1.559), Pernambuco (1.556) e Rio Grande do Sul (1.233). Aproximadamente metade das denúncias é relativa ao cargo de vereador.
Das 165 denúncias, a grande maioria foram reportadas em Porto Velho e Ji-Paraná – 52 cada. Pimenta Bueno teve 15. Em Jaru foram 11. Machadinho D’Oeste nove, oito em Cacoal e cinco em Guajará-Mirim. O número maior de reportes é para o cargo de vereador (a) seguido de prefeito (a) e vice-prefeito (a).
“É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do próprio aplicativo, há um botão para direcionamento da usuária ou do usuário para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais”, informou o TSE.
Fonte: newsrondonia.com.br