Endrick se despede do Palmeiras na quinta-feira, diante do San Lorenzo, pela Conmebol Libertadores, e outros três podem seguir o mesmo caminho, mas de forma temporária. Prestes a perder parte de seu time para a Copa América, o técnico Abel Ferreira antecipou a necessidade de uma reformulação no time e agora quer colocá-la em prática.
Foi parte da razão, aliás, para o treinador escolher acionar o goleiro Marcelo Lomba no lugar de Weverton na última partida – contra o Botafogo-SP, que classificou o Verdão às oitavas da Copa do Brasil.
– Confio nos dois jogadores, decidi na Copa (do Brasil) dar o gol ao Lomba, porque eu tenho que ter nossos jogadores preparados. Vamos ficar sem Gómez, sem o Ríos, sem o Piquerez, sem o Endrick e temos de pensar na equipe. Hoje não fiz isso, mas no próximo jogo é pensar na equipe sem estes jogadores – disse Abel.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/Y/L/flYyoLTe64jYsrN5RszQ/53720930317-04a521a630-h.jpg)
Endrick em treino no Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
As prováveis ausências se devem ao campeonato continental. Depois de Endrick convocado para a seleção brasileira, o Palmeiras também tem Piquerez e Richard Ríos nas pré-listas de Uruguai e Colômbia, e a expectativa de perder Gustavo Gómez para o Paraguai.
No caso dos três estrangeiros, ainda retornam ao Verdão ao fim da competição, enquanto Endrick se apresentará ao Real Madrid na Espanha.
Na semana passada, Abel Ferreira reforçou a necessidade de fazer mudanças na equipe para se adaptar às novas ausências. Manteve a escalação, no entanto, e agora traça uma nova rota.
– O Weverton é o número 1, o Lomba sabe que é o número 2, mas eles me passam a confiança, decidi trocar o goleiro como fiz no jogo de ida. Como sempre digo, confio nos nossos jogadores, temos de estar preparados. O Estêvão não começou o ano e agora está a jogar de início.
– O López fez um Paulistão espetacular e vai nos ajudar com certeza, sem o Endrick. Temos que arranjar uma solução ali, porque o Endrick é o Endrick e temos de buscar soluções ali. Vamos fazer isso no próximo jogo, preparar o elenco sem estes jogadores, preparar a equipe para ficar sem menos essas quatro opções e continuar competitivos, que é o que me exigem e espero – conclui.
A Copa América começa em 20 de junho, mas os atletas se apresentam ainda no início do mês por conta dos amistosos disputados pelas respectivas seleções.
Antes disso, o Palmeiras enfrenta o Criciúma, no dia 2 de junho, pela rodada adiada do Brasileiro, mas Endrick não poderá atuar porque cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
ge