Palmeiras pode ser líder? Veja do que clube precisa na briga pelo topo do Brasileirão
Eliminado de forma precoce da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, o Palmeiras concentra as atenções no Brasileiro sonhando com o inédito tricampeonato do clube. E tem chances de se ver mais próximo do objetivo neste fim de semana: o Verdão pode assumir a disputada liderança da competição.
A tarefa não será simples. Até porque não depende apenas de si mesmo. Mas, quais as contas para ter o Palmeiras líder?
O Alviverde precisa vencer o Criciúma, às 16h deste domingo, no Allianz Parque, mas antes disso já saberá se tem chances de assumir a ponta. Isso porque há duas combinações de resultado que levam o Verdão à liderança – e ambas envolvem jogos que acontecem ainda no sábado.
O Palmeiras precisa torcer para:
- Botafogo e Fortaleza perderem seus jogos na rodada; ou
- Botafogo perder e o Fortaleza no máximo empatar na rodada.
Em ambos os casos, o Palmeiras chegaria à soma de 50 pontos, ultrapassaria o Fortaleza e também o Botafogo – este por uma vantagem no saldo de gols, que agora está igual.
Em caso de vitória de ambos os clubes, porém, a liderança segue com o Botafogo, enquanto uma derrota ou empate do Alvinegro com vitória do Fortaleza dá o primeiro lugar ao Leão do Pici.
É possível?
A vitória do Palmeiras pode ser vista como factível. Afinal, a equipe jogará em casa e vem de vitória sobre o Athletico, enquanto o Criciúma está em 14º lugar, brigando contra o rebaixamento, e perdeu para o Cuiabá – o penúltimo colocado – na rodada passada.
O líder Botafogo, por outro lado, está em bom momento, classificado às quartas da Libertadores em cima do próprio Palmeiras e recebe o Corinthians, no Nilton Santos, às 21h deste sábado. O Timão – em 17º, na zona de rebaixamento – voltou a vencer na rodada passada, diante do Flamengo, e recém-contratou o holandês Memphis – mas que ainda não deve atuar no fim de semana.
E o Fortaleza, em segundo lugar com 48 pontos, visita o Athletico às 18h30 deste sábado. Vinha em uma sequência de 12 jogos invicto na temporada até que perdeu o confronto direto com o Botafogo, no fim de agosto, e em seguida a partida atrasada contra o Internacional.
ge