Ordem DeMolay será homenageada em Sessão Solene nesta sexta-feira
Indicação do deputado Ribamar Araújo marca o Dia do DeMolay…
Por indicação do deputado Ribamar Araújo (PR), será realizada nesta sexta-feira (17), 9h no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear a Ordem DeMolay pela passagem do seu dia.
Segundo Ribamar, a Ordem DeMolay é uma organização filosófica, fraternal, filantrópica e sem fins lucrativos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre 12 a 21 anos, e fundada nos Estados Unidos no dia 18 de março de 1919 pelo Maçom Frank Sherman Land.
Os DeMolay, informou o parlamentar, são patrocinados e apoiados pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seus templos para as reuniões dos “Capítulos”, denominação da célula da organização.
A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23° e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, nascido no século XII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV da França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.
Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
Além das atividades ritualísticas, que dão a base filosófica da Ordem DeMolay, o fundador da Ordem escreveu para os Capítulos um programa com atividades variadas, para dar aos jovens a possibilidade de exercer e desenvolver suas competências em administração, planejamento, oratórias e trabalho em equipe.
No dia 27 de setembro de 2011, o Estado de Rondônia estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 2.567/2011, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques DeMolay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem, informou Ribamar.
Fonte: ALE/RO – DECOM – [Geovani Berno]
Foto: José Hilde