Oposição parte para baixar para tentar levar a eleição em Nova Mamoré
Geral
Quarta-feira, 18 de setembro de 2024 – 12h40 | Redação
Um pequeno grupo político de Nova Mamoré tenta vencer as eleições usando uma estratégia de fake news para manobrar o eleitorado. As notícias e boatos falsos são difundidos em páginas da internet e grupos de WattsApp, disparando uma série de acusações caluniosas contra o atual prefeito Marcélio Brasileiro. O candidato à reeleição comandou a maior coligação e tem o maior número de candidatos a vereador ao seu lado. Na campanha, ele tem demonstrado as ocorrências de obras realizadas na zona rural, como recuperação de linhas, pontes, e na área urbana, onde a rede física das escolas e das unidades de saúde são o destaque em sua administração.
Por outro lado, a oposição, que abrigou em sua chapa o professor Claudionor Leme, ex-prefeito e um dos ferrenhos defensores das esquerdas na região, partiu para a baixaria, assacando assuntos de 2023 para atacar o prefeito Marcélio Brasileiro. Um dos motes da campanha do professor Claudionor e seu companheiro de chapa é dizer que a “DIREITA É UMA SÓ”, quando na verdade Claudionor jamais foi de direita. Pelo contrário, sempre proteja pelas causas sociais defendidas pelas esquerdas, como a inclusão das minorias, a exemplo das pessoas LGBTQI+. Na última campanha, o candidato a vice-prefeito do mote “DIREITA É UMA SÓ” apoiou o ex-senador Acir Gurgacz, aliado do presidente Lula, e que teve o apoio do PT para lançar seu candidato a prefeito em Porto Velho, Célio Lopes (PDT).
Na corrida final de campanha, os advogados do prefeito foram alertados para essa onda massiva de ataques nas redes sociais e nos grupos de Watts. O jurídico está alerta para qualquer eventual calúnia disseminada e pede ajuda à população para denunciar essas mentiras para evitar que o pleito eleitoral fique contaminado, e a democracia seja tolhida.
Combater a desinformação
Além do jurídico das campanhas, a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está empenhada no combate às notícias falsas. Neste ano, foi assinado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Acordo de Cooperação Técnica entre o TSE e a OAB cujo objetivo é operacionalizar o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), uma iniciativa do TSE em conjunto com diversas instituições para o combate à disseminação de notícias falsas e ao fortalecimento dos valores democráticos no país.
SIGA-NOS NÃO