Opinião Jogo Aberto – 23 de Janeiro de 2020
Boa notícia para Bolsonaro.
Estando certos os números, a pesquisa do instituto MDA divulgada ontem é a primeira boa notícia para o governo Jair Bolsonaro na área política em bastante tempo. Os dados mostram uma relevante melhora na aprovação e queda da desaprovação. Com isso, as duas avaliações praticamente se equivalem hoje.
Além disso, chamou a atenção o fato de o eleitorado brasileiro, em grande parte, ainda avaliar o combate à corrupção como ponto positivo do governo. Foi a área mais bem avaliada, mesmo com os casos de malfeitos envolvendo ministros e familiares do presidente.
Sobre a parte da pesquisa que versa sobre as eleições de 2022, nada deve ser levado em consideração. Uma pesquisa espontânea, a essa altura do campeonato, não consegue medir absolutamente nada. Como nenhum nome é colocado, você acaba tendo citações a vários candidatos do mesmo partido. No PT, por exemplo, houve gente que citou Lula, Haddad e até Dilma. E a baixa citação ao nome de Sergio Moro, obviamente, se dá pelo fato de que seus eleitores imaginam que ele continuará apoiando Jair Bolsonaro na próxima disputa, e não lançando efetivamente sua candidatura.
Aliás, após o presidente negar várias vezes a intenção de dividir o ministério de Moro em dois, o que seria uma afronta aos poderes acordados com o ministro, ontem o áudio da reunião de Bolsonaro com secretários de Estado não deixa dúvidas de que, a pedido deles, o assunto está mesmo em discussão.
Se isso de fato acontecer, com a área da segurança pública saindo das mãos do atual titular da Justiça, Moro perde seu principal ativo para uma futura disputa. Ele tem enfatizado a queda dos índices de criminalidade como a prova de uma gestão bem feita na área. Podemos dizer que talvez seja mesmo a senha para que ele deixe o barco bolsonarista e faça seu voo solo. O presidente com certeza não quer que isso aconteça.
Por Marco Aurélio