Opinião Jogo Aberto – 16 de Dezembro de 2019
Nunca vi um conjunto de tantas boas novidades na economia.
A XP Investimento junto com o Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticos e Econômicas) fez uma pesquisa em que os eleitores comparam a gestão do atual presidente com os governos anteriores. Bolsonaro e Fernando Henrique Cardoso: 45% acham Bolsonaro melhor que FHC, o governo do ex-presidente foi considerado melhor por 30%. Bolsonaro e Lula: o primeiro ficou com 43% e o segundo com 36%. Bolsonaro e Dilma: Bolsonaro 48% e Dilma 32%. Bolsonaro e Temer 45% e 25% respectivamente.
Diga-se que Temer foi o preparador de muitas reformas econômicas em geral que aconteceram neste ano e outras que ainda vão acontecer, por exemplo, a melhoria das contas públicas. Aliás, a opinião dos eleitores sobre quem é o responsável pelo desemprego e a recessão econômica mostrou que 32% acham que é culpa de Lula, 17% de Dilma e 15% culpa do governo atual.
Outro aspecto desta avaliação é mostrar quem são as melhores personalidades deste governo. Em primeiro lugar ficou Sergio Moro, em segundo Paulo Guedes e em terceiro o presidente. Eu colocaria entre os primeiros o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, porque ele está trabalhando muito.
Agora mesmo, o ministro Tarcísio anunciou a programação do ano que vem para leilões. Vão ser 22 aeroportos, nove terminais portuários, seis trechos ferroviários e sete rodovias federais.
A nova Dutra também estará nos leilões, já que o contrato de concessão vai vencer. Essa rodovia liga Rio e São Paulo e tem 402 quilômetros. O ministro está conversando com os caminhoneiros para evitar uma greve, que a CUT estava tentando fazer. Imaginem só uma greve de caminhoneiros no Natal.
O Ministério Público ajudou mandando para um juiz federal de Brasília, que determinou, a volta dos radares móveis que era uma promessa de Bolsonaro aos caminhoneiros.
Nunca vimos durante antes, um conjunto de tantas novidades de qualidade na área econômica como agora. Os juros básicos estão em 4,5% ao ano. Estamos vivenciando tudo isso nos dias de hoje.
A inflação está em 3,27% ao ano, lembra da inflação em 84% ao mês e 5.000% ao ano, no governo Sarney? passamos por corte de 12 zeros, a caderneta de poupança sumiu completamente. Era na caderneta de poupança que muitos avôs depositava o presente de aniversário.
Se comia um churrasco na Zona Sul do Rio de Janeiro, no início dos anos 90, por pessoa dava 730 mil cruzados novos. Imaginem só. Isso só para a gente comparar e ver como as coisas mudaram e para melhor.
A gente tem que ir em busca de uma econômica estável, de uma moeda estável – como o real – porque, do contrário, o país jamais vai se equiparar a outros países que foram colonizados na mesma época e estão muito melhores que o Brasil, como, os Estados Unidos.
Por Marco Aurélio