Operação envolvendo presidente da Câmara: na Bahia, MP apreende celulares de servidora de Candeias do Jamari
O Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cumpriu na terça-feira (13), mandado de busca e apreensão em Salvador na residência de um dos investigados pelo MP de Rondônia na’ Operação Epimorfose’, que apura crimes de corrupção e associação criminosa na cidade rondoniense de Candeias do Jamari. Na casa da investigada, localizada no bairro de São Marcos, na capital baiana, foram apreendidos dois celulares.
Segundo as investigações, o alvo, um servidor da Prefeitura de Candeias, tem participação no esquema de cobrança de propina para liberação de pagamentos de créditos devidos a consulta de serviço do Município. O servidora foi notificado também da decisão judicial que suspendeu por 180 dias a função pública e a proibição de acesso a sede e unidades anexas da Prefeitura. O esquema, segundo aprimorado até o momento, teria a participação do ex-secretário e ex-prefeito do município rondoniense, o último atualmente presidente da Câmara Municipal. Ele estava distante da função.
A ‘Operação Epimorfose’ foi deflagrada pelo Gaeco do MP de Rondônia, com apoio da Polícia Civil do estado e do Gaeco baiano. No total, foram cumpridos seis mandatos de busca e apreensão, duas de suspensão da função pública, três ordens de proibição de acesso a órgãos públicos, três cautelares de prisão de contato e medidas cautelares assecuratórias de bens, direitos e valores até o limite individual de R$ 100 mil, deferidos pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.