Operação Azougue retira dragas de Área de Preservação Ambiental em Porto Velho
Cerca de 50 homens do Batalhão da Polícia Ambiental, a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam), Comando de Operações Especiais (COE) amanheceram nesta quinta-feira (2) no rio Madeira para realizar a terceira fase da Operação Azougue em Porto Velho. Até o momento 06 dragas foram apreendidas pelo Estado.
A meta, de acordo com tenente-coronel André Luiz Glanert, gerente de fronteiras da Sesdec, é notificar as dragas para coibir a extração ilegal de ouro na Área de Preservação Ambiental (APA). “Cerca de 200 dragas foram contabilizadas nesta região. Nossa intenção é notificar pelo menos 50% delas. É comum que as outras também saiam da região ao se depararem com a fiscalização. Aqueles que estiverem com ouro e/ou mercúrio irão responder pelos crimes de usurpação do patrimônio público e degradação do meio ambiente”, declarou.
No primeiro dia da operação, foram apreendidas seis dragas, certa quantidade de ouro e azougue. Foram lavrados seis termos de apreensão, bem como seis autos de infração, totalizando multas no valor de R$ 300 mil reais. todas as pessoas presas foram encaminhadas para Superintendência da Polícia Federal e as dragas apreendidas notificadas.
A operação conta ainda com o apoio das Polícias Militar, Civil, Federal, Ministério Público de Rondônia, Corpo de Bombeiros e Sociedade de Portos de Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) para a realização da inspeção.
Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela schuindt
Secom – Governo de Rondônia