O diálogo em que Trump teria sugerido a ministro espanhol construir muro no Saara para barrar imigrantes
Em um diálogo travado entre Donald Trump e o ministro de Relações Exteriores espanhol, Josep Borrell, o presidente dos Estados Unidos sugeriu à Espanha construir um muro ao longo do deserto do Saara, que tem 4,8 mil km de comprimento e se espalha pelo norte da África, para conter a imigração no país europeu.
Segundo disse Borrell nesta terça-feira, a sugestão foi apresentada a ele por Trump para fazer frente à crescente onda de imigrantes que chegam à Espanha em busca de refúgio.
“Fechar os portos não é a solução, tampouco é construir um muro ao longo do Saara, como me sugeriu Trump recentemente”, disse o espanhol.
Somente neste ano, mais de 33,6 mil imigrantes e refugiados entraram na Espanha pelo mar, e cerca de 1,7 mil pessoas morreram na travessia.
Josep Borrell — Foto: BBC
Borrell, que narrou o episódio em um almoço com a imprensa, não detalhou onde ou quando teve esse diálogo com o americano. Acredita-se que a conversa tenha ocorrido em junho, durante um encontro de Trump com o rei Felipe e a rainha Letizia, da Espanha.
O chanceler, entretanto, se mostrou cético à ideia: “Sabe você como é grande o Saara?”, questionou.
O Saara, um dos mais famosos desertos do mundo, tem comprimento 52% maior que a fronteira do México com os EUA, onde Trump prometeu, ainda durante a campanha presidencial, erguer um muro para impedir a entrada de imigrantes.
A obra, entretanto, ainda não saiu do papel – o presidente americano tenta levantar recursos para viabilizá-la.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ao deixar a Casa Branca, em imagem de arquivo — Foto: Reuters/Chris Wattie
O Saara tem 4,8 mil km de comprimento e 1,8 mil km de largura. A fronteira mexicana, por sua vez, tem comprimento de 3.141 km.
Trump teria dito a representantes diplomáticos da Espanha que “a fronteira com o Saara não pode ser maior que a fronteira com o México”, segundo relatou a imprensa espanhola.
A Espanha tem dois enclaves localizados ao norte da África – Ceuta e Melilla -, na fronteira com o Marrocos, e nenhuma das duas cidades está localizada no Saara.
Para ser executada, a ideia de Trump exigiria da Espanha fazer uma obra em território estrangeiro.
Um porta voz do Ministério de Relações Exteriores da Espanha confirmou que o ministro realmente falou sobre a sugestão dada pelo presidente dos EUA, mas disse que não faria nenhum comentário adicional sobre o diálogo narrado por Borrell.
Fonte: G1