Novembro Azul alerta para saúde do homem
Finalizando a intensa e importante campanha do Outubro Rosa de conscientização contra o câncer de mama, agora chegou a vez do Novembro Azul, mês de conscientização mundial sobre o câncer de próstata. O foco principal da campanha é alertar o público masculino sobre a importância da prevenção, de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), consultar com um médico, e realizar exames que possibilitam descobrir a doença precocemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maior será a chance de cura.
O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. Esse tipo de câncer é uma doença que tem uma relevância clínica por sua alta prevalência. A próstata é uma glândula exócrina com o tamanho de uma semente de noz que ficalocalizada abaixo da bexiga e à frente do reto, que envolve a porção inicial da uretra, do sistema genital masculino.
De acordo com o urologista Thiago Perondi, do Hospital de Amor da Amazônia, o Novembro Azul não é uma campanha somente de câncer de próstata, mas também é uma campanha para o homem procurar o médico e cuidar da saúde de modo geral. “A campanha ajudou muito na conscientização porque disseminou a informação e criou na rotina das pessoas uma nova cultura sobre o assunto. Todos já sabem do que se trata o Novembro Azul e os homens estão perdendo o medo de contar para os amigos que já fizeram os exames”, explicou.