Nota da Consórcio Novo Horizonte sobre apagões em Machadinho
Em função de constantes reclamações publicadas em veículos de comunicação de Machadinho D´Oeste sobre apagões que tem ocorrido na cidade, algumas delas citando e outras até responsabilizando diretamente o Consórcio Novo Horizonte (CNH), empresa autorizada a gerar energia termelétrica na região. Primando por uma gestão transparente de suas ações, bem como pelo respeito aos consumidores finais, o CNH vem a público esclarecer o que segue:
1 – A geração de energia teve interrupções emergenciais no último final de semana nos seguintes horários: • Dia 18 de novembro – uma interrupção às 1h30 e retorno as 12h; • Ainda no dia 18 de novembro mais uma interrupção que teve início às 14h15 com retorno parcial às 14h30 e retorno completo as 15h15; • Dia 19 de novembro apenas uma interrupção às 12h30 h e retorno as 13h15h
2 – Esclarece que sua competência é apenas a de gerar a energia e entregar à distribuidora (Eletrobras Rondônia). Portanto, eventuais falhas na distribuição em horários diferentes dos citados acima, não são de responsabilidade do CNH. A empresa orienta que a população deve sempre ligar e reclamar no número 0800 que consta nas contas de energia da elétrica para provocar um rápido atendimento aos chamados e a consequente solução dos eventuais problemas pela distribuidora.
3 – Ressalta ainda que, primando por total transparência em suas ações, a empresa sempre que convocada, independente da prestação de contas e cumprimento irrestrito do contrato, apresenta seus indicadores e relatórios de frequência aos órgãos fiscalizadores. Essa medida comprovou que as interrupções emergenciais e imprevisíveis ocorridas até os dias atuais, estão sempre dentro da média do tempo máximo para a interrupção da geração da energia, conforme determina a ANEEL.
4 – A prova de tal afirmação está nos dados dos indicadores Coletivos de Continuidade (DEC e FEC), que registram que desde o início de suas operações em Machadinho, no mês de agosto de 2016, o CNH reduziu o quadro crítico de falhas no fornecimento de energia para a distribuidora em mais de 45%. A exemplo, o índice de interrupção de energia em Machadinho atualmente, é muito menor que o de cidades que estão interligadas ao linhão, como por exemplo: Ouro Preto D´Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná ( ambas no topo da lista de interrupções) e capital do estado, Porto Velho.
5- Estes indicadores demonstram a seriedade, o compromisso com a população, o alto investimento tecnológico e técnico com que o CNH prima na busca de ofertar o melhor produto à região, além de ser uma empresa de Rondônia que gera emprego e renda à região.
Tais esclarecimentos, na visão da empresa, se fazem necessários, para que população possa compreender que não cabe apenas estabelecer as eventuais falhas na interrupção de energia à usina geradora. É preciso entender que o caminho percorrido entre a geração da energia até a moradia do cidadão passa por uma série de etapas que estão fora do controle e das competências do CNH Energia.
Antes esta exposição, espera contar com a compreensão e colaboração da população de Machadinho, reforçando que, sempre, em casos de falha na distribuição de energia, a reclamação sempre seja feita diretamente a Eletrobras, por meio do número 0800.
Diretoria do Consórcio Novo Horizonte