Morumbi fecha ‘ciclo da Copa’ com baixo público, mas renda milionária
Atualmente, o Morumbi comporta um público total de até 66.435 torcedores. A estreia do Brasil contra a Bolívia teve 46.342 pagantes. Já o 2º duelo no estádio, que teve goleada do Chile por 4 a 0 para cima do Japão, viu 23.253 pagantes. Após os três jogos, o estádio teve uma média de 30.558 presentes por partida, menos da metade da capacidade do Morumbi.
Se o público foi abaixo do esperado, a arrecadação foi milionária. No jogo de estreia do Brasil, foi de R$ 22.476.630,00, registrando assim a maior renda já divulgada na história do futebol brasileiro. O São Paulo, dono do Morumbi, não conseguiu alcançar o valor em seus nove jogos somados que fez no estádio em 2019. O Tricolor paulista acumula a renda bruta de R$ 17.811.202,00 até aqui.
Somado as rendas de Japão x Chile – R$ 4.705.020,00 – e Colômbia x Qatar – R$ 5.385.300,00 – chegamos ao incrível valor de R$ 32.566.950,00 arrecadados pela Conmebol em partidas com uma média de público pagante de 30.558 torcedores. O preço médio, portanto, no Morumbi, foi de R$ 355, valor que explica um pouco o baixo público na cidade de São Paulo até aqui.
O torcedor paulistano, porém, ainda tem chances de mudar esses números, mas agora em outro local. Sai o Morumbi, entra a Arena Corinthians, que receberá mais três partidas da competição continental, a primeira delas já neste sábado, com o último jogo da Seleção Brasileira na 1ª fase, diante do Peru, às 16h.
Depois, no próximo dia 28 de junho, recebe duelo das quartas de final, que será entre Colômbia, já garantida como 1ª colocada do grupo B, contra o 2º do grupo C, que muito provavelmente será Uruguai ou Chile. Para fechar, a Arena corintiana será palco também da decisão do 3º lugar da Copa América, no dia 6 de julho. É esperar para ver se a competição embala com a chegada de jogos decisivos e aumenta sua média de público, ou se os altos preços e nível do futebol abaixo do esperado seguirão espantando o torcedor paulistano.
R7