Ministério da Saúde lançou o primeiro edital do programa Médicos pelo Brasil em dezembro

O Ministério da Saúde anunciou que vai lançar o primeiro edital do Médicos pelo Brasil em dezembro deste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9), e marca o início das atividades da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).
O programa substituirá o Mais Médicos, e traz algumas novidades, como formação em medicina de família e comunidade, avaliação mais alta, avaliação de desempenho, progressão de carreira (com o objetivo de diminuir a rotatividade dos médicos), e gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena. A previsão é que sejam ofertadas, boletins, 5 mil vagas, e que os médicos selecionados já comecem a trabalhar em março de 2022. É importante destacar que os contratos via Mais Médicos continuarão vigentes até o fim dos prazos corrigidos.
O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. Conforme a Lei nº 13.958 , uma execução do novo programa deve ser feita pela Adaps.
Com informações do Ministério da Saúde