Mancini busca “sintonia fina” no vestiário do Atlético-MG para pressão não atrapalhar os atletas
Com uma vitória em quatro jogos no comando do Atlético-MG, Vagner Mancini tentará aliviar um pouco da pressão sobre a equipe alvinegra longe de Belo Horizonte. O Galo enfrenta o Fortaleza, no próximo sábado, às 17h (de Brasília), no Castelão, precisando dos três pontos para voltar a escapar dos times da zona de rebaixamento. O trabalho principal até lá será recuperar a confiança dos atletas.
Para Vagner Mancini, o peso da fase ruim está afetando sim os jogadores em campo, mas como não é a primeira vez que a maioria dos atletas passam por isso na carreira, o treinador acredita na recuperação. Mancini ressalta que está no clube a apenas quatro jogos e que não pode pegar a culpa pela campanha péssima no pós-Copa América.
Não tenha duvida que o peso vai ficando maior e o emocional de cada um vai jogar contra no momento onde você tem que estar livre para ir lá em campo e desempenhar o melhor.
– Eu acredito muito na reação desses jogadores, porque eles já viveram coisas parecidas em outros lugares e mesmo aqui no Atlético. É importante dizer que todos nós aqui, embora a gente enxergue a pontuação, estamos firmes e sabendo que o time pode, o mais rápido possível reagir. Dos 15 jogos eu estou a quatro no comando. São 11 jogos que não me pertencem. É importante dizer que vai ter uma reação. Eu tenho certeza disso e o dia a dia me dá essa certeza. Agora, nós temos que responder dentro de campo.
Em busca de recuperação já contra o Fortaleza, Vagner Mancini tenta identificar quais peças do seu elenco podem estar sofrendo mais com a pressão para poder tentar fazer os ajustes no time titular para o duelo no Castelão.
– Você tem que ter uma sintonia fina dentro do vestiário, ao longo dos dias, nos treinos, para que você detecte o quanto isso está pesando na atuação do jogador, no desempenho geral do grupo e o quanto a vaia do jogador interfere na atuação desses atletas. A partir do momento que eu perceber que isso interfere, serei o primeiro a poupar o jogador e o torcedor disso. Quando vem esse manifesto do torcedor, ele acaba tendo influência no jogo. É importante que o torcedor jogue com a gente, e ele jogou. Acho que faltou mais de dentro de campo para chamar o torcedor do que o contrário.
Para sábado, Mancini terá dois desfalques já certos: Otero e Cazares, ambos suspensos. A equipe atleticana já está em Fortaleza. Na capital cearense fará mais um treino, no CT do Ceará, o último antes do jogo de sábado, às 17h (de Brasília).
G1