Mais de 3 mil profissionais recebem treinamento para implante do DIU
Os 3.400 médicos que participaram do Módulo de Acolhimento de Avaliação (Maav), do programa Mais Médicos, já estão capacitados a fazer a implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre nas unidades onde forem atuar. O treinamento foi realizado nas capitais Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, mas vai beneficiar 1.340 outros municípios de todo o país.
A técnica foi ensinada na oficina “Saúde das mulheres na APS – fortalecendo a qualidade do cuidado”, que forneceu aos alunos todo o instrumental necessário para a aplicação, como o kit descartável de inserção, o próprio dispositivo intrauterino e uma pelve de silicone.
Leia também: Caso clínico: Paciente com DIU apresenta dor abdominal difusa
Acesso à informação
Apesar da alta demanda pela colocação do dispositivo, principalmente na rede pública, alguns tabus ainda rondam sua utilização, como por exemplo a suposta baixa eficácia na prevenção de gravidez indesejada e um possível incômodo a quem usa.
“O Maav nos dá essa oportunidade de enfrentar esses mitos e aproximar os médicos da técnica. Ensiná-los a como fazer o acompanhamento adequado, orientar as mulheres e organizar as equipes para garantir o acesso”, afirma a consultora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, Priscila Brito.
Números e importância do DIU
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, somente em 2022 foram implantados 52.119 DIUs em unidades de todos os estados do país. Até abril deste ano, o total foi de 14.894.
Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os direitos sexuais e reprodutivos merecem total atenção na atual gestão: “Os direitos reprodutivos são prioridade em uma visão de saúde integral das meninas e mulheres”, finaliza a ministra.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.