MACHADINHO: Aula inaugural Guarda Mirim, Assistência social em ação, com apoio do Ministério público, Judiciário e Polícia militar
O programa Guarda Mirim atendera a 70 crianças e adolescentes – meninos e meninas entre 10 e 16 anos, matriculados na rede pública de ensino. O objetivo é formar jovens para o mercado de trabalho. Os guardas mirins passam por curso de um ano de duração, em horário alternativo ao da escola, com a atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação.
O programa permite aos adolescentes que são vítimas da desestruturação familiar e de preconceito social, a preparação e a inserção no trabalho, orientando-os para que concilie o trabalho com a educação formal. E assim dando-lhes a oportunidade de uma vida digna para sua família.
Considerando que o público alvo caracteriza-se por jovens de classe social com baixa renda. Os trabalhos voltados para este público têm uma razão social bem firmada. Os jovens muitas vezes no intuito de tornarem-se independentes ou até mesmo do auxílio à família, optam pelo abandono da escola ficando a mercê da violência e exploração.
Possibilitar-lhes uma oportunidade no mercado de trabalho, subsidiando-os com a preparação necessária é uma maneira que atinjam seus objetivos sem denegrir suas necessidades enquanto adolescente – educação, saúde, lazer e principalmente cidadania. São assegurados seus direitos trabalhistas e previdenciários, oportunizando o aprendizado profissional e a inclusão participativa, organizativa e crítica no contexto social.