Lorran ainda pode ser negociado; entenda planos do Flamengo para a joia

A transferência para o CSKA não deu certo, mas o Flamengo ainda pensa em negociar Lorran nesta janela. Um empréstimo é considerado pelo clube rubro-negro, que quer dar minutagem ao meia para que ele possa evoluir e retomar espaço no time profissional.
Lorran se reapresentou na terça-feira no sub-20. Ele seguirá treinando na base enquanto o Flamengo busca um projeto para desenvolvê-lo. Mesmo com a negociação frustrada com o clube russo, o Rubro-Negro não considera utilizar a joia no profissional neste momento.
O meia já vinha treinando com o sub-20 antes e durante a negociação com o CSKA. Quando o time principal do Flamengo voltou dos Estados Unidos, Filipe Luís já havia informado ao clube que Lorran não estava nos planos. Agora, o diretor de futebol José Boto dará início a um projeto para recuperar a principal promessa da base rubro-negra dos últimos anos. Foi o que o português disse em entrevista à ESPN na terça-feira.
– Eu, quando chego aqui, já tinha muitas informações sobre o Lorran. Havia já por parte de todo o entorno dele uma vontade de vendê-lo. Da minha parte não havia essa vontade tão grande de vender, mas de tentar uma forma de desenvolver, sabendo que o espaço no sub-20 ficaria pequeno para ele, mas que ainda não estava preparado de forma alguma para estar no profissional. Foi proposto isso, não foi aceito na altura. Agora que não foi possível a transferência, não por culpa do Flamengo, eu vou tomar as rédeas do Lorran e fazer à minha maneira – afirmou Boto, que completou:
– Quero tentar recuperá-lo, colocá-lo num contexto de crescimento bom para ele, tentar retirar um pouco da pressão que é posta aqui no Rio de Janeiro em cima dele e dar-lhe minutos de jogo num contexto ideal para ele, mas sem a pressão que o Flamengo tem. Tentar recuperá-lo, tentar que ele ponha para fora todo o talento que ele tem e que seja depois, em junho ou julho ou na próxima temporada, mais um elemento de grande valia à disposição do treinador na equipe principal.
A forma que José Boto pensa ser a ideal para o desenvolvimento do jovem é um empréstimo. Quando ele diz que isso foi proposto se refere a uma possibilidade de emprestá-lo ao Estoril, de Portugal, o que não foi considerado o melhor caminho pelo estafe de Lorran. A janela de transferências do futebol português já está fechada e, neste momento, o Flamengo tenta uma oportunidade no Brasil.
O clube acredita que respirar outros ares pode ser importante para o jogador ganhar maturidade e experiência com jogos mais relevantes do que os que ele vai vivenciar no sub-20. Para o Flamengo, Lorran parece estar em um limbo entre a base e o profissional – já cumpriu seu período na formação, mas ainda não está pronto para servir a Filipe Luís.
Lorran atuou nos primeiros jogos do Flamengo no Carioca, quando o time de Filipe Luís estava nos Estados Unidos — Foto: Paula Reis/Flamengo
Se ficar no sub-20, Lorran poderá perder a grande competição da categoria em 2025. Como estava acertado com o CSKA, ele não foi inscrito na Libertadores, que começa em março, no Paraguai. O regulamento só prevê substituição na lista em caso de lesão ou enfermidade. Ainda há outro problema: o clube considera o salário do jovem alto para ele continuar na base.
Os planos da diretoria ainda não foram compartilhados com o jogador e seu estafe. Lorran vivia expectativa de ter mais chances com Filipe Luís em 2025 e queria continuar no Flamengo, mas o técnico não o vê preparado para isso.
– Quando eu subi para o profissional já o conhecia, mas o problema é que o Lorran tem jogadores que competem a posição com ele. E que estão melhores que ele. Simples assim. Não tem segredo no futebol. Tem jogadores que estão melhores que os outros. E eu não vou colocar um jogador que não está bem e tirar um que está voando. O Lorran competia posição com o Gerson, Arrascaeta… Como eu tiro o Gerson? Depois como eu tiro o Luiz Araújo para colocar o Lorran? Temos que entender que é difícil para ele com 18 anos. Ele tem que ter minutos – explicou Filipe em entrevista recente.
ge