Léo Moraes destaca a criação de novas secretarias para garantir os direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas
geral
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 – 09h28 | SMC
Com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trânsito, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes destacou o cumprimento de duas promessas importantes de campanha logo nos primeiros atos de sua gestão: a criação da Secretaria de Inclusão e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade.
“É preciso modernizar e dinamizar a gestão pública para que os resultados cheguem mais rápido aos municípios. Porém, é necessário fazer tudo isso tendo um olhar de cuidado pelas pessoas, pensando nos mais vulneráveis e na proteção da vida de todos”, destacou o prefeito, que também enalteceu a postura da Câmara Municipal ao aprovar a matéria.
SEGURANÇA
Sobre a Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, Léo Moraes disse que ela tem como uma de suas funções a gestão da inteligência de trânsito, integrada à área de transporte, que faz parte da Infraestrutura da cidade. Compete a ela, planejada e supervisionada a criação da Guarda Civil Municipal, com foco na utilização de inteligência e sem apoio à segurança pública fornecida pelo Estado de Rondônia.
A ideia é que, através do uso de dados e tecnologia, uma Secretaria faça o monitoramento, em tempo real, da segurança e do sistema de transporte, com foco na otimização do fluxo viário, do transporte público e da acessibilidade de todos.
Ela também será responsável pela supervisão de projetos de engenharia de mobilidade, promovendo a integração entre diferentes modais de transporte. Outra atribuição, será coordenar ações de inteligência para identificar e solucionar possíveis gargalos e incidentes no trânsito, com o objetivo de minimizar os impactos negativos.
Outro ponto importante, é que a pasta atuará na colaboração com a Gestão por Resultado e com a Secretaria de Infraestrutura, na elaboração de relatórios e indicadores de desempenho viário, de forma a garantir mais transparência nas políticas de mobilidade.
“Trata-se de um esforço intenso para transformar Porto Velho em um modelo de mobilidade urbana eficiente, sustentável e inovador, alinhado ao desenvolvimento urbano e à promoção da segurança e bem-estar dos cidadãos, entre outras atribuições”, completou o prefeito.
INCLUSÃO
O principal objetivo da Secretaria de Inclusão e Assistência Social é estreitamente relacionado com a sociedade, de maneira especial com as minorias e as associações, cujas atividades são externas para o cunho social, ou seja, abraçar os que mais precisam de ajuda do poder público .
Com isso, a Prefeitura vai centralizar, em um único órgão, as atribuições apresentadas para ações afirmativas e inclusivas, além de elaborar e executar políticas públicas direcionadas à população em situação de vulnerabilidade, como por exemplo, as pessoas de baixa renda.
A gestão do prefeito Léo Moraes, por meio da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, quer garantir maior efetividade na promoção dos direitos das mulheres, idosos, jovens e pessoas com deficiência.
“Queremos, desta forma, promover a igualdade racial, combater a homofobia e garantir o acesso equitativo a oportunidades para essas pessoas”, apontou.
OUTRAS ATRIBUIÇÕES
-Gerenciar o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e demais recursos orçamentários destinados à Assistência Social, garantindo sua plena utilização e eficiência operacional;
-Fortalecer os Conselhos Tutelares para o exercício da função;
-Implantar políticas externas para o público-alvo da educação especial, aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
-Garantir a Educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
-Políticas e diretrizes destinadas à promoção da igualdade racial e étnica;
-Combater todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e intolerância;
-Políticas para as mulheres;
-Políticas de enfrentamento às desigualdades no mundo do trabalho, entre outras.
SIGA-NOS NÃO