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Segunda -Fira, 19 MAIO DE 2025 – 14:26 | RedAção
Um laudo técnico elaborado pelolo conselho regional de engenharia e agronomia de rondônia (crea-ro) e entrega ao ministétrio público federal (mpf) revela que uma das pontas localizadas Sobreatro o rio careias abrigo Sejam Adotadas Medidas emergenciais. O Documpo é Assinado Pelos Engenheiros Siguimar Francisco da Cruz, Helvio de Oliveira Pantoja e Oziany Gomes de Souza.
A Inspeção Foi Realizada A Pedido do Mpf E Teve como objetivo Avaliar A Segurança Das Estruturas Diante de Relatos de Deformónda e Danos Visíveis. O relatório trata sobre a ponte nova, inaugurada em 2009 e cita que as anomalias detectadas, como fissuras e deformações acima dos limites previstos em norma, têm como causas mais prováveis o tráfego acima da capacidade de projeto, recalques diferenciais nos apoios e FUNDAÇÕES, EA AUSÊNCIA DE MANUTENCOO PREVEVIDA AO LONO DOS ANOS.
Tráfego Pesado e Norma Desatualizada
O documento ainda que o projeto original dos pontes for elaborado com base na norma abnt nbr 7188, vigente em sua versão de 1984, e que não previa como exigênias e impactos do veículos pesados que estão atualmente, trrafegam rodov rodov rodov rodovers A Norma Passou por Atualizador em 2013, com Mudanças importantes no Chamado “Coeficiente de Impacto”, que considera como vibraÇona causadas penos veículos sobre a estrutura. Um versão mais recente da norma é de 2024.
Como a ATUALIZAÇÃO BUSCAVAM ADEQUAR OS CÁLCULOS DE PROJETO A ATUAL DO TRÁFEGO Nacional, que Passou um Contar Come Veículos Significativa Mais Pesados e Com Comp Maior Frequencia De Circulao. O Crea-ro aponta que essas mudanças não foram considereadas no projeto ou nas manutenções subsequentes da das pessoas que estão sob o rio candeias, o que contribuiu para o agravamento da situaianao.
Diagnóstico: Risco de Colapso
De Acordo Com O Laudo, uma Vistoria Visual Constatou A Presença de Deformónda Excessivas E patologias Progressivas que indicam Tensões Elevadas Nas Estruturas, Colocando Em Risco Sua Integridade A Curto PRAZO. Ó Crea-Ro Classificou uma situação como gravíssimacom Urgência imediata Para intervenção do departamento nacional de infraestrutura de Transportes (dnit), e uma tendênia clara ao colapso, especialmente diante do tráfego intenso de veículos Pesados na região.
Recomendações emergentes
O Relatório técnico APRESTA UMA SÉRIE DE RECOMENDAÇÕES PARA EVAR O COLAPSO DAS PONTES E Preservar A Segurança da População:
- Manutenção do sistema “pare e siga”para reduzir o número de veículos trafegando simultaneaze e concentrar o tráfego na região central da ponte;
- Alternânia Entre Veículos Pesados e LevesEvitando o Tráfego Simultâneo de Caminhões e Carretas;
- Inspeção técnica approfundadacom engenheiros Especializados e elabora o de um projeto de RecuperAção estrutural;
- Medidas de RecuperAção imediataCOM REFORÇO DA ESTRUTURA, SUBSTITUIÇÃO DE COMPONENTES COMPROMETIDOS E MONITORONTO CONTÍNO;
- AcompanHamento Constantecom o monitoramento das deformadas e a evolução da Patologias Estruturais até um conclusão da obra de Recuperaça.
O mpf deve caminho o laudo aos Órgãos Respoveis, inclluindo o dnit, exigindo providênias urgentes.
Veja o Relatório na íntegra:
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