Klopp descarta favoritismo do Liverpool e diz: “Não penso no Flamengo. Só no Monterrey”
Em entrevista coletiva na véspera da semifinal do Mundial de Clubes contra o Monterrey, o técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, descartou o favoritismo do clube na competição. E ainda evitou falar sobre um possível duelo com o Flamengo na decisão no sábado.
– Por representarem a América do Sul e nós a Europa, se imagina a presença dos dois na final, esse favoritismo. Mas no futebol, eu acredito, que todo mundo tem chance de ganhar. Se não fosse assim, a Copa do Mundo já estaria decidida antes de começar. Mas temos jogos pela frente. Não penso no Flamengo ou no Al Hilal. Eu só penso no Monterrey. Vamos ter a chance de ver a semifinal hoje. Os dois times são potenciais adversários. Mas não preferimos um ou outro. Eu vi Monterrey e Al Saad. Foi técnico, intenso, muito rápido, jogo duro. Não pensamos em nomes, não viemos aqui para isso. Representamos a Europa, mas não carregamos o peso dela nas costa – afirmou Klopp, para, em seguida, enfatizar a seriedade com a qual o Liverpool encara o torneio no Catar.
– Estamos aqui. Não viajamos mais de 3 mil km para não aparecer, não entrar em campo. Estamos aqui. Na nossa vida sempre temos situações difíceis, em que precisamos encontrar soluções. Estamos aqui, vamos jogar contra o Monterrey, temos o máximo de informações e vamos nos preparar para tentar ganhar o jogo. Não nos vemos como favoritos. Nós vemos competidores. É a oportunidade para ganhar o Mundial. Não sei se é a competição de clube mais importante do mundo. Nós nunca conquistamos. Há vários campeões continentais aqui. Na Europa se vê a Champions como a principal competição. Pergunte na Concacaf, na Ásia. O Flamengo comemorou muito a conquista da Libertadores. Estamos aqui para representar o Liverpool e a Europa, da melhor maneira possível. Esperamos ver isso amanhã à noite – salientou Klopp.
Em coletiva com vários momentos divertidos, o técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, confirmou que Wijnaldum não enfrenta o Monterrey nesta quarta-feira. Por outro lado, Van Dijk está bem e joga. #FIFAClubWorldCup2019
Monterrey e Liverpool se enfrentam nesta quarta, às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real. O vencedor desta partida encara o ganhador do confronto entre Al Hilal e Flamengo na decisão.
Klopp desfilou bom humor na coletiva, que contou com cerca de 150 jornalistas na sala de imprensa do estádio Khalifa Internacional. Perguntado sobre o Monterrey, o treinador elogiou o rival, frisou que ainda vai passar mais detalhes sobre o time mexicano aos seus jogadores, mas também brincou.
– Eu estive no México pela primeira vez no último verão e foi maravilhoso. Recomendo para vocês. Sobre o Monterrey, já vimos algumas coisas, sobre o desempenho dele no campeonato mexicano após a mudança de técnico. Não perderam. Eles têm uma maneira específica de jogar, jogadores bons taticamente. Será interessante. Não quero falar muito sobre tática , mas fiquei impressionado pelas coisas que vi. Muitos mexicanos jogam na Europa e são brilhantes, muito bons tecnicamente. Eles estão num momento interessante, brigando pela liderança do campeonato. Temos muito respeito pelo Monterrey e estamos ansiosos por esse jogo.
Confira abaixo outros trechos da coletiva de Klopp:
Klopp mostrou o habitual bom humor na coletiva em Doha — Foto: Rodrigo Lois
Maratona de jogos e gramado do Khalifa Internacional
“Meu trabalho é ajudar os jogadores o máximo possível, e às vezes nesses períodos intensos eu preciso lembrá-los de serem resistentes. Mas não posso fazer isso o tempo todo. Sou mais calmo hoje do que antes. Nós tivemos alguém aqui observando o gramado do estádio. O treino ontem foi brilhante, excelente gramado. Minha preocupação na vinda da Inglaterra, nunca estive no Catar, mas os campos estão maravilhosos, não serão uma preocupação.”
Situações de Wijnaldum e Van Dijk
“A lesão de Wijnaldum não é tão séria como imaginávamos. Ele está aqui, fazendo a recuperação e a reabilitação, o que é necessário. Mas vamos ver no dia a dia. Amanhã à noite ele não joga. Van Dijk está bem. Nós tivemos que fazer recuperações diferentes de acordo com cada um. Essa foi a razão por ele não ter treinado ontem. Mas Van Dijk está bem. Todo o resto do elenco está bem.”
Respeito pelo Mundial na Inglaterra
“Eu não sei sobre respeito na Inglaterra. (faz uma brincadeira com jornalista inglês). Estamos aqui agora e estamos completamente focados. Se me perguntassem antes, se deveria ter uma competição mundial de clubes no meio da nossa temporada, eu diria não. Essa é a minha modesta opinião. Nós estamos aqui, então para nós agora é o torneio mais importante do mundo. Se aumentar o torneio no futuro? Tem que ver com as ligas, com os campeonatos nacionais, como encaixar isso. Esse é o problema. Os planos da Fifa sobre uma competição de clubes no verão… Ao mesmo tempo da Copa Africana de Nações… é complicado. Muitas pessoas estão interessadas, eu gosto de estar aqui, temos muitos fãs aqui, dessa parte do mundo. É legal vir aqui. Mas do ponto de vista de organização, todos precisam pensar nisso. A Fifa não pode organizar uma competição no verão e a Uefa dizer “Ah, nós jogamos uma também”, no mesmo momento, e a América do Sul dizer, por exemplo, que tem algo mais importante. Não é fácil, precisamos achar um denominador comum. Você não pode ir adicionando competições. Isso não funciona. Talvez a Fifa não goste da minha opinião. Mas é o que eu acho.”
Homossexualidade no Catar
“Eu tenho minha opinião sobre futebol. Tenho opinião sobre isso também, mas é um tema muito sério. Há pessoas mais capazes para falar sobre isso, mais influentes. O que eu falar sobre isso hoje só geraria uma manchete, negativa ou positiva. Não é assim que deve funcionar. Gostei da pergunta, me interesso pelo assunto. Mas não cabe a mim falar sobre esse tema, sou a pessoa errada. Chegamos aqui e fomos muito bem recebidos. Essa é a nossa situação. Se a Fifa organizou a competição aqui, ou em outro lugar do mundo, eles têm a responsabilidade de pensar sobre isso. Nós representamos principalmente o Liverpool e a Europa. Somos convidados, nos classificamos. Atletas devem pensar que são parte de competição. No momento tudo está ótimo para nós. Minha opinião sobre homossexualidade, outros temas, eu tenho. Minha opinião pessoal é claro que devemos ser tratados igualmente. Mas só estamos aqui por pouco tempo, para treinar e jogar. As pessoas não devem se preocupar de vir aqui, se você respeitar a cultura local, as regras daqui. O mesmo acontece na Inglaterra, por exemplo. Essa é a minha resposta honesta. É claro que você pode vir aqui.”
Melhor time do mundo?
“Não tenho certeza se somos o melhor time do mundo. O mais importante é de verdade é o próximo jogo, não importa a semana passada. Temos que mostrar que estamos prontos. Agradeço aos elogios, mas não ajuda muito na preparação do jogo. Não ligamos muito para a opinião pública, tentamos ser o mais sérios possível. Estamos mais preocupados do que otimistas para esse jogo. Geralmente sou mais otimista. Estamos prontos para trabalhar duro amanhã à noite. Respeitamos muito o Monterrey. Ainda não passamos todas as informações para os jogadores. Não fazemos treino aberto porque não viemos aqui para aparecer. Viemos aqui para trabalhar.”
Milner e Kloppe durante coletiva do Liverpool em Doha — Foto: Rodrigo Lois
Sala de coletiva cheia para ouvir Klopp — Foto: Rodrigo Lois
Ge