Em Vilhena, é comum clientes esperarem horas por atendimento
Enquanto em Vilhena é comum encontrar pessoas que esperam até duas horas em filas nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco, numa cidade da região, um juiz resolveu endurecer a fiscalização para fazer valer uma lei municipal limitando o tempo de atendimento. Em Vilhena, também existe legislação sobre o tema, mas as instituições ignoram a norma municipal.
O Bradesco e o Banco do Brasil de Comodoro, cidade do Mato Grosso a 110 km de Vilhena deverão atender os clientes em no máximo 15 minutos, contados a partir do momento em que eles receberem a senha. Em vésperas ou após feriados prolongados e também em dia de pagamento do funcionalismo público este prazo se estende para 30 minutos. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 10 mil. As informações são da assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O cumprimento da decisão deverá ser verificado nas duas agências pelo oficial de justiça responsável pelo processo. Neste mês de agosto, o servidor deverá realizar diligências por seis vezes durante o atendimento bancário e em horários alternados.
A medida, determinada pelo juiz Raul de Lara Leite, responsável pela comarca, foi adotada em conformidade a Lei Municipal 844/2005. A norma determina que os estabelecimentos bancários, inclusive, casas lotéricas e correios, ao realizar atendimento bancário ficam obrigados a atender cada usuário no prazo mínimo de 15 minutos.
“O Código de Defesa do Consumidor em seu art. 6º garante o direito de prevenção de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos, de forma que se determinada prática econômica e/ou empresarial estiver em desacordo com Lei Municipal ou Federal, tal atitude deverá ser de plano coibida”, explica em trecho da decisão.
Fonte:Folha do Sul Online
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