Jogo rápido: 5 minutos para você saber tudo da 9ª rodada do Brasileiro
Confira um resumo rápido da 9ª rodada do Brasileirão. No fechamento da jornada, Palmeiras termina como líder, mesmo tendo o mesmo número de pontos – 19 – do Internacional. Time paulista leva vantagem no saldo de gols. Confira os resultados.
Palmeiras 3 x 1 Santa Cruz
Atlético-PR 1 x 0 Santos
América-MG 2 x 1 Coritiba
Vitória 1 x 2 Chapecoense
Atlético-MG 3 x 0 Ponte Preta
Flamengo 2 x 2 São Paulo
Corinthians 3 x 1 Botafogo
Figueirense 3 x 2 Internacional
Sport 2 x 1 Fluminense
Grêmio 2 x 0 Cruzeiro
A classificação completa está aqui
1 – Com a vitória sobre o Santa Cruz (3 a 1), o Palmeiras manteve o aproveitamento de 100% jogando como mandante (5 vitórias em 5 partidas). No jogo, o time de Cuca fez um primeiro muito bom, abriu dois gols de vantagem e deixou o Santa Cruz acuado no campo de defesa. Na etapa final, o time pernambucano partiu para o ataque, equilibrou a partida e diminuiu a contagem com um gol do artilheiro Grafite – em posição irregular. Mas, em um contra-ataque, Gabriel Jesus fez boa jogada pela direita e cruzou para Dudu, livre, fazer o terceiro. Além de chegar aos 19 pontos e a liderança da competição, o Palmeiras tem o melhor ataque do torneio – 19 gols.
2 – Em um jogo com 5 gols, com várias oportunidades de gols criadas e final emocionante, oFigueirense bateu o Internacional por 3 a 2. O time da casa fez 3 a 1 no placar aos 34 minutos da etapa final, mas o Inter não se entregou, fez o segundo e pressionou muito no final da partida. Teve a grande chance já nos acréscimos, mas Aylon perdeu o gol de empate, em um lance que o goleiro do time catarinense estava batido. Em um jogo movimentado não poderia faltar lances duvidosos. O Colorado reclama da marcação de um pênalti – na cobrança o Figueirense abriu o placar. Já os catarinenses reclamam que a bola saiu antes do cruzamento de Andrigo para Vitinho no segundo gol do Internacional. Com a vitória, o Figueirense mostra força jogando em casa. Dos 12 pontos que a equipe fez no Brasileiro, 11 deles foram conquistados em Florianópolis. Já o Internacional, que só havia levado 3 gols nas primeiras 8 rodadas, levou 3 só na partida contra o Figueirense.
3 – O Grêmio é mais um clube com 100% de aproveitamento jogando como mandante. A quarta vitória em casa foi sobre o Cruzeiro (2 a 0). O time gaúcho, que chegou aos 18 pontos – Palmeiras e Inter, os dois primeiros têm 19 –, tomou a iniciativa foi melhor e virou o primeiro tempo em vantagem com um gol marcado por Luan no final da etapa final. Já no início da etapa complementar, o Grêmio marcou o segundo, com Douglas. Em péssima fase, o Cruzeiro, que ainda perdeu um pênalti na partida, perdeu pela 5ª vez no torneio e termina a rodada na última colocação.
4 – Depois de sofrer duas derrotas consecutivas e perder o técnico Tite, o Corinthians se reabilitou no torneio ao vencer o Botafogo por 3 a 1. A partida foi bem equilibrada, com o Botafogo, bem postado em campo, dificultando as coisas para o Timão. A vitória corintiana aconteceu porque o time paulista tem jogadores mais qualificados do que a equipe carioca, como o meia Marquinhos Gabriel, que fez o segundo gol do time da casa, quando a partida estava empatada, em uma bela jogada individual. Com o triunfo, o Corinthians termina a rodada na quarta colocação, enquanto o Botafogo segue entre os quatro piores.
5 – No empate entre Flamengo e São Paulo (2 a 2), o time paulista esteve na frente em duas oportunidades, com dois gols marcados pelo argentino Calleri, que acabou sendo expulso no 2º tempo, mas quem deve lamentar o resultado é o Flamengo. A equipe carioca conseguiu empatar o jogo em duas oportunidades, criou chances para a virada e ainda perdeu um pênalti nos acréscimos com Alan Patrick. Com a igualdade, Flamengo e São Paulo terminam a rodada com o mesmo número de pontos, 14.O time paulista termina na quinta colocação, pois tem o saldo de gols melhor e o rubro-negro fica em sexto.
6 – Outra equipe com 14 pontos é a Chapecoense. O time catarinense perde para São Paulo e Flamengo no número de vitórias. Para conseguir seu terceiro triunfo – o segundo como mandante – o time catarinense bateu o Vitória por 2 a 1. Já o Vitória, que pressionou nos minutos finais e não conseguiu o empate, perde pela primeira vez jogando em Salvador no atual Brasileiro.
7 – Com a vitória sobre o Fluminense (2 a 1), finalmente o Sport conseguiu vencer a primeira partida como mandante – agora só o Cruzeiro não venceu em casa. O gol do triunfo aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo e foi marcado por Diego Souza, que teve uma passagem curta pelo Fluminense no início da temporada. Mesmo com a vitória suada, o Sport segue na zona de rebaixamento. O Fluminense não perdia no Brasileiro desde a 4ª rodada.
8 – Mesmo com o zagueiro Paulo André marcando no final da partida, o Atlético-PR mereceu vencer o Santos por 1 a 0. Depois de um início de jogo bem ruim, as duas equipes perderam chances nos últimos 20 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, o time paranaense melhorou de produção, com o técnico Paulo Autuori acertando nas substituições, e dominou o jogo. Nas últimas 4 partidas disputada, o Furacão venceu 3, enquanto que o time da Vila Belmiro sofre uma derrota depois de conquistar 3 vitórias consecutivas.
9 – Em pouco mais de 14 horas, o Estádio Independência foi palco de duas vitórias de clubes mineiros em situação delicada no torneio. No sábado, o América-MG bateu o Coritiba, de virada, por 2 a 1. O veterano Kléber marcou para os paranaenses, mas o América-MG aproveitou uma falha do arqueiro e outra do miolo de zaga do Coxa para virar o resultado e conseguir sua segunda vitória no torneio. O Coelho, pelo número de gols marcados, deixou a lanterna. No domingo cedo, o Galo conseguiu sua segunda vitória no campeonato – só havia vencido na estreia – ganhando da Ponte Preta, sem dificuldades por 3 a 0. O triunfo tirou o Atlético-MG, que aos poucos vai podendo usar seus principais jogadores, da zona de rebaixamento, já o time campineiro, perde após conquistar duas vitórias consecutivas
10 – Nas 10 partidas foram marcados 32 gols (média de 3,2) – foi o maior número de gols até aqui.Apenas a Chapecoense ganhou como visitante e oito mandantes ganharam – maior marca no torneio até agora– e também só ocorreu um empate (Flamengo e São Paulo). Nas duas últimas rodadas só aconteceram 2 vitórias de visitantes. Na 8ª rodada, só o Flamengo ganhou fora e na 9ª rodada, como já tido, só a Chapecoense ganhou três pontos como visitante.
Líderes até aqui:
9ª rodada – Palmeiras (saldo de gols)
8ª rodada – Internacional (isolado)
7ª rodada – Internacional (isolado)
6ª rodada – Corinthians (número de cartões)
5ª rodada – Internacional (isolado)
4ª rodada – Grêmio (saldo de gols)
3ª rodada – Santa Cruz (saldo de gols)
2ª rodada – Santa Cruz (saldo de gols)
1ª rodada – Palmeiras (saldo de gols)
Fonte: PERON NA ARQUIBANCADA / globo esporte.com