Jaru: Evento em propriedade rural na linha 608 marca início da colheita do cacau para a safra de 2024 “Dia Especial do Cacau”
Foi promovido nesta quinta-feira (11) em Jaru, o evento que marca o início da colheita do cacau para a safra de 2024 “Dia Especial do Cacau”. Promovido pela Emater-RO, Esreg Terrotório Central, Sistema Faperon Senar – RO, IDARON, CEPLAC, e Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o evento ocorreu na propriedade do cacauicultor Gilmar Lúcio, na Linha 608.
Com a participação de mais de 300 agricultores e suas famílias, o evento contou com palestras técnicas sobre diversos aspectos da produção de cacau, incluindo história da cultura na região, práticas de poda, nutrição, fermentação e secagem das amêndoas.
O anfitrião do evento foi o cacauicultor Gilmar Lúcio, cuja propriedade serviu como palco para as atividades do dia, logo no início serviu aos presentes um café da manhã repleto de iguarias locais, proporcionando um momento de confraternização e energia para as atividades que estavam por vir.
Autoridades como o prefeito João Gonçalves seu vice Jeverson Lima, deputado estadual Dr. Luís do Hospital, o secretário de estado da agricultura, Luís Paulo, o vereador Chiquinho do Cacau e o secretário municipal de agronegócio e meio ambiente, Cleverson Barbosa, estiveram presentes, demonstrando apoio institucional ao setor.
Além das palestras, houve demonstrações prática das técnicas discutidas, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprendizado hands-on.
O evento foi uma oportunidade para os agricultores se atualizarem sobre as melhores práticas de produção de cacau, visando aumentar a eficiência e a qualidade da colheita na região.