Jaime Bagattoli: “Quase 90% dos municípios amazônicos têm acesso à internet, graças a Bolsonaro e Elon Musk”
Compartilhando um vídeo com entrada ao vivo de um repórter da Rede Globo, que navegou pelos rios da Amazônia e levou informação para o Rio de Janeiro por meio da internet, sede da emissora, o senador Jaime Bagattoli (PL) disse que a marca do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o respeito à Amazônia.
“Uma das marcas do governo do nosso presidente Jair Bolsonaro foi o respeito à Amazônia. Um exemplo disso é que hoje quase 90% dos municípios amazônicos têm acesso à internet, graças a um acordo entre Bolsonaro e o empresário Elon Musk, permitindo a entrada da internet Starlink no país”, disse.
O senador explicou que “esse acordo tem mudado a realidade de quem vive nas cidades e também na floresta, mostrando que a estratégia mais certa e segura não é isolar quem vive na Amazônia, mas conectar essa região ao resto do país e do mundo”.
Em 2022, o governo federal anunciou um possível acordo com a Starlink, companhia de sistema de satélites da SpaceX, empresa de foguetes espaciais de Musk que traria internet via satélite móvel no Brasil.
Recentemente um dado importante foi publicado pela plataforma Minha Conexão apontando o Acre com a melhor conexão da Starlink, com 100,83 Mbps, enquanto o Amazonas registrou a pior velocidade média no período, com apenas 29,84 Mbps.
O plano residencial de Internet via satélite da Starlink custa R$ 184 por mês, mais o custo do equipamento, que é de R$ 1.400. Há ainda outros cinco planos disponíveis para contratação: comercial (uso corporativo), viagem, mobilidade, marítima e aviação.