Inter tem duelos em série contra rivais do Z-4 para aliviar pressão e seguir no topo da tabela
O único ponto somado em duelos com os líderes do Brasileirão não só fez o Inter sair do G-4, como ampliou o ambiente de pressão e cobranças após o vice na Copa do Brasil. Curiosamente, o caminho colorado em busca da estabilidade apresenta dois jogos em série fora de casa contra rivais em situação oposta à de Flamengo e Palmeiras, e que habitam as agruras do Z-4.
A equipe de Odair Hellmann enfrenta o Cruzeiro, 17º colocado, neste sábado, às 21h, no Mineirão, pela 23ª rodada. De Belo Horizonte, o Inter ruma direto a Maceió para encarar o CSA, 18º na tabela, na quarta-feira, às 19h15, no Rei Pelé.
Em situação delicada, os dois rivais chegam às partidas desesperados por pontos para se afastar o mais breve possível da zona da degola. Na contramão, o Inter tem a missão de buscar resultados positivos para não desgarrar do topo e quem sabe voltar ao G-4.
Inter tem duelos seguidos com rivais do Z-4 para voltar ao G-4 — Foto: Vinicius Costa/BP Filmes
– A dificuldade é a mesma porque quem está em cima busca o título e quem está na parte de baixo busca sair dessa situação o mais rápido possível. Cada jogo é decisão, vamos enfrentar dois adversários fortes. Daqui para a frente, independente de quem a gente for enfrentar, vai ter dificuldade. A gente sabe que tem que pontuar tanto dentro quanto fora de casa – analisa o volante Patrick.
Com um ponto somado nos últimos dois jogos – derrota por 3 a 1 para o Flamengo e empate em 1 a 1 com o Palmeiras –, o Inter não só deixou a zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores, como viu o Corinthians abrir vantagem na quarta colocação. O Timão soma 41 pontos, contra 37 do Colorado, hoje quinto colocado.
Somar pontos nos confrontos com Cruzeiro e CSA se torna vital para a equipe seguir no “bolo” da parte de cima da tabela. E para criar um ambiente de tranquilidade para enfrentar o Santos na volta ao Beira-Rio no próximo dia 13, às 16h, pela 25ª rodada do Brasileirão. Com Odair pressionado pela torcida, o Inter foi alvo de vaias e cobranças após o empate em casa com o Palmeiras, no fim de semana.
Odair comanda o treino do Inter antes de pegar o Cruzeiro — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
O retrospecto quando enfrentou rivais do Z-4, por outro lado, anima o Inter para os duelos em sequência com CSA e Cruzeiro fora de casa. O Colorado tem quatro vitórias e uma derrota em partidas contra adversários da zona da degola, com aproveitamento de 80%. A equipe ainda terá o Avaí pela frente, na Ressacada, na 26ª rodada.
Os jogos do Inter contra o Z-4:
- 1ª rodada – Chapecoense 2 x 0 Inter
- 4ª rodada – Inter 3 x 1 Cruzeiro
- 5ª rodada – Inter 2 x 0 CSA
- 7ª rodada – Inter 2 x 0 Avaí
- 20ª rodada – Inter 1 x 0 Chapecoense
Além da situação delicada na temporada, Cruzeiro e CSA colecionam coincidências para apimentar as partidas. Os dois rivais somam 19 pontos na tabela e têm ex-colorados no comando. A Raposa contratou recentemente Abel Braga, técnico campeão do Mundial com o Inter em 2006. A equipe alagoana, por sua vez, tem Argel Fucks como treinador – ele comandou o Colorado no traumático 2016.
O elenco colorado volta a treinar na manhã desta quinta-feira, no CT do Parque Gigante. Odair comanda um último treino em Porto Alegre na sexta-feira, também pela manhã. À tarde, o Inter embarca rumo a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro às 21h do próximo sábado, no Mineirão, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Ge