Inter projeta calendário apertado e prepara elenco para acúmulo de decisões na retomada
O Inter avança rumo à sétima semana de trabalhos em meio à pandemia do coronavírus sem uma definição de Conmebol, CBF e – principalmente – Federação Gaúcha de Futebol (FGF) sobre as datas para as retomadas das competições. O calendário é incerto e deve avançar 2021 adentro. Mas o clube já se prepara para uma sobrecarga de jogos decisivos a partir da volta do futebol.
Até o momento, o clube tem apenas uma sinalização da FGF com previsão de volta do Gauchão a partir de 15 de julho, mas ainda sem datas marcadas.
Informalmente, dirigentes do clube ouviram uma posição extraoficial da Conmebol de que o plano é retomar a Libertadores em setembro. Não há posição da CBF sobre o Brasileirão e Copa do Brasil.
Mas a diretoria faz uma previsão de que a retomada do futebol será marcada por jogos decisivos em acúmulo e por tempo reduzido de descanso entre uma partida e outra. Assim, a comissão técnica de Eduardo Coudet desenhou uma programação de atividades para dar lastro físico ao elenco na retomada do futebol.
Treinos físicos dão lastro a sequência de jogos que se avizinha — Foto: Ricardo Duarte / Internacional
O Inter, aliás, tem uma vantagem na comparação com os rivais. O clube foi o primeiro – ao lado do Grêmio – a reiniciar os treinamentos em meio à pandemia do coronavírus, no início de maio.
– O calendário vai ser totalmente diferente. Se formos falar a respeito de jogos decisivos, vai ter o acúmulo, infelizmente. Mas vamos fazer o possível e o impossível baseado nos dados para que esse número (de lesões) seja baixo. O futebol brasileiro vai enfrentar esse problema, mas espero que nossa equipe chegue à retomada melhor preparada – afirma o executivo Rodrigo Caetano.
O trabalho conduzido pela comissão técnica é semelhante ao feito no início do ano também para prevenção de lesões. O Inter abriu a temporada já com duelos decisivos de mata-mata nas fases prévias da Libertadores. Além disso, a diretoria confia
– A gente já faz um trabalho de prevenção muito antes da pandemia. Estamos trabalhando para dar uma base física ao grupo preparando para aquilo que nos espera. Mas é difícil dar o prognóstico porque infelizmente o tempo de recuperação vai ser muito mais reduzido – ressalta Caetano.
O Inter fechou na última sexta-feira a sexta semana de trabalhos no CT do Parque Gigante. O elenco colorado tem previsão de ser reapresentar para treinos na segunda. Ainda não há data confirmada para a volta do Campeonato Gaúcho.
Ge