Inter fecha um turno no Brasileiro com chance remota de Libertadores e risco de queda
O Inter completou o número de jogos equivalentes a um turno do Campeonato Brasileiro na derrota para o lanterna Atlético-GO. O aproveitamento em 19 confrontos aponta para um caminho bem diferente da expectativa no início da temporada. O clube gaúcho, no momento, apresenta mais chances de rebaixamento do que de vaga na Conmebol Libertadores de 2025 (veja as projeções abaixo).
A tabela colorada ainda está bagunçada pelos jogos atrasados em virtude das enchentes de maio. O time tem quatro partidas por disputar diante de Cruzeiro (fora), Bragantino (fora), Flamengo (casa) e Fortaleza (casa). O único duelo remarcado é contra os mineiros no dia 28, quarta-feira.
As projeções matemáticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicam que o risco de rebaixamento aumentou após a derrota em Goiânia e as chances de vaga na Conmebol Libertadores diminuíram. Se mantiver o aproveitamento, pode beliscar uma vaga na Sul-Americana.
As chances do Inter de acordo com a UFMG
- Vaga na Sul-Americana: 45,2%
- Rebaixamento: 13,2%
- Vaga na Libertadores: 4,7%
- Campeão: 0,033%
Pela projeção de momento, baseado nos aproveitamentos dos times, o Inter teria que vencer, pelo menos, 12 partidas em 19 para brigar por G-6. Em contrapartida, pelo baixo retrospecto dos últimos colocados, precisaria somar somente 12 pontos para continuar na Série A.
É importante salientar que as projeções podem mudar rodada após rodada conforme o rendimento das equipes balizadoras, o 16º colocado, por exemplo, que dita o ritmo da briga contra o rebaixamento. O aproveitamento atual do Vitória levaria aos 36 pontos ao final da competição.
Projeção com aproveitamento atual de clubes:
- Projeção para o título: 76 pontos (Inter precisaria de 51 pontos)
- Projeção para o G-4: 71 pontos (Inter precisaria de 46 pontos)
- Projeção para o G-6: 62 pontos (Inter precisaria de 38 pontos)
- Projeção para fugir do Z-4: 36 pontos (Inter precisaria de 12 pontos)
O desempenho está muito aquém do que foi projetado no começo do ano. O objetivo do presidente Alessandro Barcellos, após investir cerca de R$ 80 milhões em reforços, era enfrentar “38 finais” no Brasileiro com média de 35 mil pessoas no Beira-Rio. A média atual é de 21,5 mil.
O Inter somou apenas oito pontos nos últimos 10 jogos e terá outra semana cheia para trabalhar e fazer os ajustes necessários na equipe. O elenco se reapresenta às 15h30 desta terça, no CT de Alvorada.
O próximo compromisso será no domingo, às 19h, contra o Cruzeiro, no Beira-Rio, pela 24ª rodada.