INMET: Sul do estado com alerta de chuva intensa e volumosa
Neste momento, imagens do satélite “GOES-16” mostram o sul do estado sob uma grande concentração de nuvens formadas por vapor d’água. São nuvens condicionantes que podem gerar as chamadas chuvas intensas, com alerta de perigo potencial.
Nessa parte do estado, pode chover entre 70 e 100 milímetros, havendo ventos entre 60 e 100 km/h. A “queda de energia elétrica e galhos de árvores não é descartada. Com nuvens carregadas, trovões e raios também estarão presentes”, menciona o Inmet.
Essas nuvens seguem em sentido anti-horário, aumentando de tamanho com o decorrer das horas. Para o sul do estado de Rondônia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou alerta de chuvas intensas, classificando-as como perigo potencial.
Nesse ponto específico da região, as chuvas poderão atingir valores variando entre 75 e 100 milímetros. Desde o amanhecer, o tempo segue fechado naquela parte do estado. Essas chuvas vão cair com mais frequência em virtude do inverno amazônico, que começou em dezembro e se estenderá até meados de maio.
A ocorrência que tem levado a essa chuva mais intensa e volumosa está relacionada a um fenômeno provocado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que o Inmet explica como “um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma banda de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial”.
O Inmet também lança o alerta para chuvas na região de Porto Velho. Elas começam a cair no começo da tarde e deverão se estender ao longo do dia. Nesta terça-feira (8), as torrentes pelo estado de Rondônia seguem espalhadas. Em alguns pontos chove mais e, em outros, menos.
Fonte: News Rondonia