Secretarias estaduais e municipais de saúde poderão usar de forma gratuita o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O edital de chamamento público para adesão à ferramenta foi lançado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, e anunciado durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, realizada no dia 1º de fevereiro.
O chamamento público tem o objetivo de credenciar as instituições de saúde interessadas em usar o sistema eletrônico que conta com uma base de 25 milhões de pacientes e foi bem avaliado pelos técnicos do ministério.
Economia e gestão de exames
De acordo com Arthur Chioro, presidente do EBSERH, além de evitar desperdícios de exames, reduzir o absenteísmo para consultas ou procedimentos e ajudar a regular fila, o aplicativo pode ser usado de forma a acompanhar estoques de medicamentos, o consumo de produtos que esteja acima ou abaixo do que é considerado normal e, ainda, verificar trajetória de medicamentos de alto custo até a sua dispensação. A estimativa é de que a adesão ao sistema poderá resultar em uma economia de cerca de 3 bilhões aos estados nos próximos cinco anos.
Passo a passo
A secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), Ana Estela Haddad, detalhou todo o processo de preparação para a adoção do sistema, explicou as etapas de internalização pelas áreas técnicas da secretaria e informou sobre o projeto piloto, que está sendo realizado no Hospital Federal de Ipanema e, posteriormente, seguirá para as demais unidades federais do Rio de Janeiro.
“A adoção do AGHU é uma medida estruturante do SUS Digital. Trata-se de um sistema de informação hospitalar que está maduro e sua adoção representa economia de custos e sustentabilidade para o processo de transformação digital”, afirmou a secretária Ana Estela. “Além disso, a interoperabilidade com a Rede Nacional de Dados em Saúde será um passo decisivo para conectar a atenção básica e a hospitalar no SUS”, acrescentou.
Como contrapartida, o edital estabelece que as secretarias de saúde constituam equipes mistas, com profissionais de TI e de saúde, atuando juntos na comunidade e aprimorando as novas versões do sistema.
O AGHU nos hospitais
Há tutoriais especializados sobre o AGHU na página da comunidade. De acordo com a EBSERH, o aplicativo é instalado localmente em cada hospital e assim fica menos vulnerável a ataques vindos da internet, além de não ser impactado quando a conexão de internet está lenta.
Para aderir à comunidade do sistema eletrônico e baixar o AGHU, basta o gestor acessar o endereço: Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (www.gov.br) e preencher os dados da Secretaria de Saúde.
O edital para adesão à comunidade AGHU é decorrente do Acordo de Cooperação Técnica 02/2023, firmado em julho do ano passado, entre os ministérios da Saúde, Educação, a EBSERH, e os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
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Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
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