Governo federal negocia com estados a criação de imposto federal
O governo avançou na negociação com os estados para a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), tributo nacional que incluiria taxas municipais e estaduais.
O projeto já é discutido no Congresso, que também recebeu do Ministério da Economia uma proposta para unificar PIS e Cofins, que se fundiriam em um único tributo, CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços).
Segundo o portal G1, foram realizadas cinco reuniões entre a equipe do ministro Paulo Guedes e representantes dos estados. A última ocorreu nesta semana, mas ainda há pontos pendentes.
O governo propõe 12% na junção de PIS e Cofins, mas a alíquota total do IVA nacional poderia passar de 30%, o que, para analistas, seria o patamar mais alto do mundo.
Outro impasse está na governança do Comitê Gestor do novo tributo, ou seja, qual seria o peso de cada governo nas decisões sobre como administrar o volume arrecadado.
Guedes também planeja criar um imposto seletivo, apelidado de “imposto sobre o pecado”, que incidiria sobre cigarros e bebidas alcoólicas.
Fonte:YAHOO